Conversação trouxe autoridades de Guarulhos, Niterói, Esteio e Canguçu
Por João Pedro Macedo 14-03-2024 | 13:22:58
Policiamento, justiça e administração foram os temas discutidos em roda de conversa, na Faculdade Senac, pelo Connex Pelotas - Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências, nesta quarta-feira (13). A roda trouxe o comandante da Guarda Municipal (GM) de Esteio, Rafael Miró, o secretário de Segurança Pública de Guarulhos, Márcio Pontes, o comandante da GM de Guarulhos, Francisco Borotta, o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Canguçu, José Rodrigues da Cunha, e a chefe do GGI de Niterói, Ana Carolina Medeiros.
Cada autoridade apresentou as principais ações de segurança em seu município, como o programa Escola Mais Segura e a patrulha Maria da Penha da GM em Guarulhos, a Guarda Escolar: Integração e Segurança nas Escolas em Esteio, o programa Canguçu da Paz de prevenção a violência, e o Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói (Cisp).
Questionados sobre como iniciar as ações e receber a aprovação da população, os palestrantes destacaram a importância de um mapeamento com os principais problemas de cada município. “Antes de discutirmos qual trabalho será feito, é preciso realizar uma radiografia da instituição e um mapeamento dos problemas da cidade em questão, pois primeiro, é necessário entender o porquê da existência de uma patrulha, de um GGI, ou qualquer outro programa de segurança. Após o mapeamento, as coordenadas são facilitadas e o trabalho é feito com mais êxito”, afirmou o comandante da GM de Guarulhos, Francisco Borotta.
A patrulha Maria da Penha é uma equipe da GM em que 60% das guardas são mulheres, e elas realizam o monitoramento constante de vítimas de violência doméstica sob medida protetiva ativa. Somada a ação da patrulha, o secretário de Segurança Pública de Guarulhos também apresentou o programa Escola Mais Segura, ação que consiste no monitoramento por câmeras das escolas municipais.
Com ideias similares, o Cisp e o Canguçu da Paz são programas de integração das instituições de Segurança Pública, visando a prevenção da violência, seja por meio de ações educativas e informativas, ou com base na inovação e tecnologia.
Já a Guarda Escolar é uma ação da GM de Esteio, que realiza palestras nas escolas sobre diversos temas, como abuso de drogas, violência doméstica e maus-tratos. Conforme o comandante Rafael Miró, esta foi a forma que a GM criou para se aproximar das crianças, as educando e mostrando como a GM pode auxiliá-las em diversos casos.
O Connex/Reflexões sobre o futuro das cidades conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Detran/RS e dos bancos Banrisul, BRDE e Itaú. O evento tem o apoio da Embaixada da Colômbia no Brasil, da Universidade Senac Pelotas, Sebrae, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da Fundação Van Leer, da Peace in Our Cities, da Coalizão Brasileira Pelo Fim da Violência e da Vetorial Internet.