ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria Especial

Atenção à pessoa idosa conta com rede diversificada de serviços

Município atende mais de mil idosos entre medidas de proteção básica, acolhimentos, cuidados à saúde, atividades esportivas e de ensino

Por César Soares 22-10-2021 | 10:52:36

Com foco cada vez mais voltado às políticas públicas de inclusão e de melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade, a Prefeitura de Pelotas tem investido em inúmeras ações na busca pelo reconhecimento de "Cidade Amiga do Idoso". No mês em que se destacam o Dia Nacional do Idoso e a Semana Estadual da Pessoa Idosa, datas que intensificam os debates e as reflexões acerca do bem-estar e dos cuidados com o público que já passou dos 60 anos, a Administração Municipal evidencia diversas ações, serviços e projetos destinados a esse grupo. Iniciativas que atualmente atendem aproximadamente 1.051 idosos de toda a cidade.

Em busca do reconhecimento "Cidade Amiga do Idoso". Fotos: Michel Corvello e Rodrigo Chagas.

Cras, Creas e Centro POP

No que se refere aos serviços de proteção social básica, a Secretaria de Assistência Social (SAS) atua com a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Hoje são 435 idosos atendidos pelos Cras do Município.

Quando os idosos encontram-se em situação de risco social, vindos de violência física e abandono, as ações da Média Complexidade se encarregam de oferecer apoio, orientação e acompanhamentos por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelo Centro POP – este quando verificada a situação de rua. No Creas Osório em média, 130 idosos são acompanhados pelo serviço, e no Centro POP, atualmente, dez pessoas com 60 anos ou mais recebem acolhimento no local.

Conforme a coordenadora da Proteção Social Básica e da Média Complexidade da SAS, a assistente social Andreia Iriart, todo o trabalho é feito por meio de uma grande rede.  

"Tão logo identificamos as demandas e necessidades, seja pela porta de entrada do serviço de assistência ao idoso, por meio dos Cras ou mesmo pelo Creas Osório, quando já se constata a violação de direitos, começa todo um trabalho interdisciplinar e intersetorial com a Saúde, Educação, Habitação, entre outros segmentos, buscando articular o acesso destes idosos aos serviços públicos", explicou Andreia, observando ainda que a procura pelos serviços, que chegou a ser bem restrita durante a pandemia, já está sendo ampliada.  

Contatos e denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo Disque 100. Já a busca por informações ou atendimento podem ser realizadas junto aos Cras Fragata, Areal, São Gonçalo, Três Vendas e Centro, de segunda a sexta das 8h às 17h, mesmo horários de funcionamento do Creas Osório, localizado na rua 4, nº 18, no Loteamento Osório, e pelo telefone (53) 3227-4510.

Casa do Idoso

Já nos serviços que integram a rede de Alta Complexidade, prestados pela Prefeitura, estão o abrigo municipal Casa do Idoso, espaço que funciona como uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI). Essa institucionalização é direcionada àqueles que estão na terceira idade e não dispõem de condições de permanecer com a família, e que convivem em situações de violência e negligência, de rua e de abandono, com vínculos familiares rompidos. Atualmente são 16 idosos acolhidos na Casa e outros 14 acompanhados e mantidos pelo serviço municipal em outras ILPIs conveniadas. 

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

No que envolve a retomada aos estudos pelo público da terceira idade, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido o caminho trilhado por dezenas de idosos. Atualmente, 36 pessoas nessa faixa etária buscam a conclusão dos estudos em algum dos níveis de ensino . 

Esse é o caso de Dorvalnei Cavada Gomes, aposentado de 80 anos que está prestes a concluir o Ensino Fundamental. Já imunizados com as três doses da vacina contra a Covid-19, ele não perde nenhuma aula na Escola Municipal Bibiano de Almeida, e ao lado da professora Simone Carvalhal, não cansa de agradecer o incentivo, a dedicação e as possibilidades que o EJA lhe trouxe.

Seu Cavada, 80 anos, emocionado com a liberdade de saber escrever. Foto: Michel Corvello.
"Hoje eu mesmo preencho os documentos para minha carteira de motorista, hoje eu leio e o EJA e as professoras fazem parte da minha vida, da minha família", ressaltou bastante emocionado, o “seu Cavada”, como é conhecido na escola.    

Esporte – Projeto Vida Ativa

Com o retorno gradual das atividades presenciais às escolas e do projeto Vida Ativa da Secretaria Municipal de Educação e Desporto, aproximadamente 410 idosos retomaram às práticas físicas e desportivas em dez núcleos espalhados em diferentes bairros. Por meio do projeto, o público da terceira idade conta com aulas de dança, sessões de ginástica, pilates, yoga, caminhadas orientadas, além de aulas e torneios de Câmbio que é uma modalidade de vôlei adaptada para essa faixa etária.

Atividades do Vida Ativa para a 3ª idade. Fotos: Rodrigo Chagas.

Oportunidade que a dona Helena Diniz, de 62 anos, integrante do núcleo Vida Ativa da Cohabpel reconhece ser fundamental pra ela e para os demais colegas. "É muito importante porque todos nós precisamos fazer exercício físico e, sendo essa atividade aqui no condomínio, facilita muito, pra todos os moradores, principalmente para quem tem mais idade do que eu", comentou Helena, após fazer uma sessão de ginástica com outros dez participantes.

Dona Helena integra o núcleo da Cohabpel. Fotos: Rodrigo Chagas.

Interessados em ingressar nas atividades devem se dirigir a um dos núcleos para se inscreverem: no Ginásio Municipal Orocindo Azevedo “Karosso”, na rua Alvaro Chaves, 2000, ou nos demais pontos localizados no Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD), no Centro Social Urbano (CSU) Areal, na Igreja Brasa no centro, no escritório da Cohabpel, no Ginásio Schimidt no Fragata, na Associação da Guabiroba, na igreja Cristo Redentor nas Três Vendas, na Anhanguera e na Associação dos Moradores da Cohab Tablada II. Informações pelo (53) 3222-1592.  

Saúde da Pessoa Idosa

No que compete à rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com ações de qualificação de atendimentos e capacitação dos profissionais com diretrizes alinhadas às políticas estadual e nacional do idoso.

Já os grupos específicos direcionados aos idosos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com diferentes atividades, como orientações de alimentação, usos de medicamentos, prevenção a quedas, entre outras, que foram suspensos durante a pandemia, devem ser retomados nos próximos dias. 

A rede também está organizando junto à Vigilância Epidemiológica um núcleo de ações de prevenção à violência, direcionado ao público da terceira idade.

Tags

atenção ao Idoso, serviços, acolhimento, CRAS, CREAS, EJA, Vida Ativa

Carregando 0%
Carregando 0%