ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Canil Municipal será o primeiro módulo do Centro de Vigilância Ambiental do Município

Por Divulgação 28-01-2002 | 00:00:00

    A Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar aguarda a liberação dos recursos do Ministério da Saúde, através do VIGISUS, para iniciar a construção do Canil Municipal. Os recursos de R$ 272.377,00, a serem atualizados, destinam-se também para construção do Centro de Vigilância Ambiental, que visa o controle dos fatores biológicos que podem determinar os riscos à saúde pública.
    É expectativa da diretora de Ação Sanitária da SMSBE, Dóris Schuch, é que as obras iniciem na primeira quinzena de fevereiro.”O canil é o primeiro módulo do Centro de Vigilância Ambiental, que compreende ainda a estruturação da vigilância à saúde do Município, promoção de ações de educação em saúde, estruturação da vigilância ambiental e a instrumentalização da vigilância epidemiológica”, explica.
    A Vigilância Ambiental tem por objetivo prevenir os agravos e enfermidades que podem ser causados por fatores químicos, físicos e biológicos.
    Atualmente, em função do limitado número de vagas no canil, a Secretaria está priorizando a apreensão de cães que apresentem riscos eminentes à saúde pública, agressores ou portadores de doenças infecto-contagiosas. Igualmente está sendo desenvolvido trabalho de conscientização da comunidade de educação em saúde.
    A partir do funcionamento do canil será exigido o cumprimento do Código de Posturas do Município, como registro do animal, controle e aplicação de multas. O código terá nova legislação, adequada para regulamentar a relação entre a população e os animais.

Carregando 0%
Carregando 0%