Estrutura ampla e acolhedora para crianças e suas famílias vai funcionar de segunda à sexta-feira das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia, na rua Gonçalves Chaves, 437
Por Marina Amaral 12-10-2023 | 16:39:55
A nova Casa da Vacina foi inaugurada nesta quinta-feira (12), em um evento com diversas atividades para celebrar o Dia das Crianças e atualizar a carteira de vacinação dos pequenos. Das 9h às 15h, foram aplicadas 262 doses, no espaço localizado na rua Gonçalves Chaves, 437, que se torna a sala de vacina referência no Município, com uma estrutura com salas amplas e mais qualificadas para as famílias e, principalmente, mais acolhedor para as crianças.
O prefeito em exercício, Idemar Barz, prestigiou a inauguração da nova sede de imunização da Prefeitura, junto do vereador Marcos Ferreira (União Brasil), da titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini, da diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado, e de demais representantes da SMS. Barz visitou o lugar, conversou com as crianças que brincavam na sala de espera enquanto aguardavam para receber as vacinas e desejou sucesso às equipes da Casa.
A enfermeira Fátima Soares, responsável técnica pela Sala de Vacinas há seis anos, desde o Centro de Especialidades, explicou que “nosso objetivo é que os familiares fiquem mais acomodados e que o atendimento seja ainda mais humanizado, em um espaço que abrigue melhor os profissionais. Queremos atender melhor o público e que as pessoas nos procurem ainda mais e sintam vontade de vir aqui, principalmente as crianças, já que é um lugar voltado para as crianças”.
O Kevin Corrêa, 4, tomou quatro vacinas nesta quinta-feira, incluindo as gotinhas da poliomielite. A mãe, Clarisse, ficou sabendo da abertura da Casa por uma amiga, que é madrinha do filho e enfermeira, que enviou a postagem da página da Prefeitura sobre a inauguração. “Achei fantástico o lugar, com uma estrutura bem legal. É um grande ganho para a comunidade”, disse.
Já o pequeno Kevin foi valente, não chorou e contou que só sentiu um pouco de dor. Mesmo depois das quatro vacinas, foi andar de bicicleta na Escolinha de Trânsito montada pela Secretaria de Transporte e Trânsito. Também estavam presentes o projeto ZOOando na Escola do Departamento de Vigilância Ambiental, os programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz, o departamento de Saúde Bucal, a Vigilância Sanitária e a Feira de Adoção da Secretaria de Qualidade Ambiental.
A Casa da Vacina fica entre as ruas General Telles e Dom Pedro II e vai substituir a Sala de Vacinas do Centro de Especialidades (CE), com melhores acomodações, mas com as mesmas equipes e protocolos de atendimento. Os horários de funcionamento também continuam iguais, de segunda à sexta-feira das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia.
Também nesta quinta-feira, o Município lançou a segunda edição da Campanha Municipal de Recuperação das Coberturas Vacinais. Com o slogan Quem Ama Protege – Vacinar é um direito da criança e um ato de responsabilidade, a iniciativa foi lançada em Pelotas, em 2022, pela Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de estimular que crianças e jovens sejam levados para garantir as doses que estão em falta nas suas carteiras de vacinação.
A SMS pede que pais e responsáveis levem suas crianças da família, para receberem as vacinas que ainda não tomaram, no grande mutirão que ocorre na Casa da Vacina e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Ao mesmo tempo, também começa a Campanha de Multivacinação, que vai até o dia 27 de outubro, e no próximo sábado (21) ocorre o Dia D, quando todas as UBSs estarão abertas. O público-alvo é composto por crianças e adolescentes menores de 15 anos com o calendário em atraso.
Serão aplicados os imunizantes contra Covid-19, Poliomielite, Meningocócica C Conjugada, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo B), varicela, HPV, BGC (tuberculose), Meningo ACWY, Rotavírus, DTP, dT, Hepatite A e Pneumo 10, conforme avaliação da caderneta de vacinação.