Ferramenta visa garantir o controle de despesas e do estoque de materiais de secretarias e autarquias
Por Roberto Ribeiro 12-02-2025 | 12:06:48
A Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) desenvolve um projeto piloto de digitalização dos almoxarifados da administração municipal. A iniciativa, batizada Almoxarifado Digital, vai contemplar primeiramente quatro secretarias (Fazenda, Obras, Assistência Social e Saúde) e uma autarquia (Sanep). Conforme a diretora-presidente da empresa, Marlise Sinigaglia, o projeto surgiu da necessidade de atender a Norma Brasileira de Contabilidade 34/2021, a qual estabelece diretrizes para a implementação do sistema de custos e direciona para um maior controle dos materiais pelas secretarias.
“Uma boa informação de custos contribui para avaliar uma entidade e o sistema [de custos] auxilia em processos de planejamento, de tomada de decisão, monitoramento, avaliação de desempenho, transparência, prestação de contas e responsabilização”, explica ela, que cita outras vantagens a serem oferecidas pela ferramenta, como a possibilidade de melhor alocar os recursos, analisar os processos de compra, controlar estoque e gerar economia.
No momento, equipes das secretarias envolvidas levantam dados referentes às estruturas dos almoxarifados e fazem o catálogo dos materiais em estoque. De posse dessas informações, caberá ao setor de Desenvolvimento de Sistemas da Coinpel, juntamente com a AVMB, empresa que presta serviços ao Município, produzir e entregar a ferramenta. Depois de concluído, e verificada a eficiência da plataforma, o Almoxarifado Digital será expandido à totalidade das secretarias e autarquias da Prefeitura.
O Almoxarifado Digital não é o único sistema desenvolvido sob a atual gestão da Coinpel. Recentemente, dia 30 de janeiro, a Companhia entregou uma ferramenta de agendamento para a Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (SME). Em funcionamento, o projeto respondeu com eficiência, contribuindo para zerar as filas na Central.