ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Conplad com nova sala

Por Divulgação 04-04-2002 | 00:00:00

   O O Conselho do Plano Diretor (Conplad) recebeu da Prefeitura, nesta quarta-feira (03), um espaço para sua nova instalação. Anteriormente, o Conplad reunia-se mensalmente de forma precária. A partir de agora, contando com estrutura própria na sala Milton Santos, as reuniões deverão ser quinzenais e ocorrer na primeira e na terceira quarta-feira de cada mês.
   O De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Antônio Soler, a cedência da sala para o Conplad irá dotar o conselho de melhor infra-estrutura para o desenvolvimento de suas atividades. O presidente do Conplad, Vitório Ardizzone, destaca a importância da proximidade física entre a Seurb e o Conselho a fim de agilizar decisões e efetuar discussões sobre o Plano Diretor. Ardizzone reitera que esta conquista de espaço possibilitará aos membros do conselho contato maior até mesmo com o material do Conplad. Atualmente o material é guardado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB/UFPel). Segundo ele, essa iniciativa mostra o reconhecimento da Prefeitura frente à efetiva atuação do conselho na construção do Planejamento Urbano da cidade.
   O Essa conquista para ele é resultado de um processo que vem se dando há dois anos, com a recuperação das atividades do Conselho do Plano Diretor e sua credibilidade. "A interface entre Seurb e Conselho será melhorada, o que nos encaminha de maneira mais ágil às decisões e ao Congresso da Cidade", finaliza Ardizzone.
   O A expectativa da Seurb é reforçar os vínculos com o Conselho, possibilitando assim que as discussões saiam do nível teórico e de que a participação no processo de planejamento da cidade seja efetiva. "O próprio nome da sala já faz referencia a isso. Milton Santos, geólogo paulista falecido ano passado, trabalhou sempre com a questão do desenvolvimento sustentável e a relação espaço/cidadão", destaca Soler.
   O PARTICIPAÇÃO - Nesta semana, técnicos da equipe de trabalho da Seurb e do CEPA (Centro de Estudos para Projetação Ambiental) estiveram reunidos com conselheiros do Orçamento Participativo (OP). O objetivo foi o de estreitar a relação entre o OP e o Planejamento Participativo. Joseane Almeida, coordenadora de Planejamento Urbano da Seurb, afirma a importância desta relação, já que o OP é uma instância de Planejamento. "Nosso objetivo é chamar o conselho para uma participação mais decisiva no planejamento da cidade. Assim podemos fazer com que a população conheça o trabalho em execução e tenha participação qualificada em fóruns de decisões sobre o futuro da cidade".

Carregando 0%
Carregando 0%