ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Controle da frota traz economia para o município

Por Divulgação 10-02-2003 | 00:00:00

  Com a implantação da Central de Veículos pela Prefeitura de Pelotas, a partir de agosto do ano passado, está sendo possível economizar mais de 4 mil litros de combustível por mês. A racionalização dos serviços, o controle de quilometragem e a manutenção periódica dos veículos, são os responsáveis pela economia de combustível e também de peças e lubrificantes.  
A Central, coordenada por Luiz Augusto Cassalha, visa à utilização racional e eficiente dos mais de 250 veículos leves e caminhões, além do maquinário pesado, de todas as secretarias e do Sanep. “No mês de dezembro, o consumo ficou em torno de 19 mil litros. O controle é feito através de planilhas com informações sobre horários de saída e chegada, nome do motorista, distância percorrida e o motivo do transporte”. Cassalha afirma que com medidas simples como essa, foi possível baixar a média mensal de consumo de combustível de 27 mil para 23 mil litros.  
A cota mensal de combustível de cada secretária teve como base um estudo que levou em conta o consumo de três meses. A utilização de identificação dos veículos, através da colocação de adesivos nas portas com o nome de cada secretaria, também permite que a população fiscalize a utilização adequada dos veículos públicos. A integração dos veículos e maquinário do Sanep ao sistema, diminuiu a despesa da autarquia uma vez que a Prefeitura compra o combustível diretamente da distribuidora a preços mais baixos.  
Na semana passada, Cassalha participou do Seminário de Planejamento Controle e Otimização de Frotas, realizado no Centro Latino Americano de Capacitação e Desenvolvimento de Empresas. No evento foram abordados assuntos como a operacionalização e custos; planejamento, adequação operacional e renovação de controle de frota; indicadores de desempenho; administração dos serviços e manutenção; e, ainda, redução do índice de imobilização.

Carregando 0%
Carregando 0%