Unidades como a do bairro Simões Lopes apresentaram grande movimento durante a ação da campanha nacional neste sábado (16)
16-10-2021 | 18:08:06
Neste sábado (16), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades do Município abriram às portas às crianças e jovens menores de 15 anos que precisavam atualizar a Caderneta de Vacinação. No Dia ‘D’ da Campanha Nacional de Multivacinação, 1.497 pessoas do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde compareceram para receber vacinas como a que protege da gripe, do HPV e da meningite. Deste total, 999 precisaram tomar algum dos imunizantes oferecidos.
Na UBS Simões Lopes, Andressa Rosa e Carlos Rogério Canilhas levaram o pequeno Joaquim de quatro anos para receber as vacinas que faltavam em sua carteirinha, que eram a da febre amarela e da varicela. Os pais, que são moradores do bairro, contaram que neste ano priorizaram a vacina da gripe, que o menino tomou durante a campanha. Agora, compareceram para garantir que ele tenha todas as proteções do calendário vacinal em dia.
Elisiane Rodrigues, mãe da Érica e do Nicolas, também levou os filhos à unidade do Simões neste Dia ‘D” para receberem as vacinas que faltavam na carteirinha. “Hoje em dia é muito importante ter esse acompanhamento, garantir que eles estejam protegidos das doenças, então sempre tomamos esse cuidado”, afirmou enquanto aguardava os dois serem chamados. A menina, que tem 11 anos, recebeu três vacinas – entre elas a do HPV, que deve ser aplicada em adolescentes na faixa etária de 9 e 12 anos.
As UBSs Dunas e Fraget e o Centro de Especialidades foram outros locais que também registraram bastante movimentação durante o período da tarde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde o início da Campanha de Multivacinação no dia 1º de outubro até quinta-feira (14), 950 crianças e adolescentes entre zero e 15 anos incompletos compareceram às unidades para verificar a carteirinha. Destes, 683 precisaram tomar alguma vacina do calendário nacional.
A campanha segue até o dia 29 em todas as UBSs, exceto nas Unidades Sentinelas - UBSs Salgado Filho, Cruzeiro e Pam Fragata. As vacinas também são aplicadas no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, 1.420. A SMS ressalta que o imunizante do coronavírus não faz parte da lista de vacinas disponibilizadas.