O Grupo Tholl e o projeto Orquestrando Sonhos oferecem apresentações gratuitas, abertas ao público. Todos estão convidados
Por Joice Lima 05-07-2025 | 15:32:27
Nesta segunda-feira, 7 de julho, Pelotas completa 213 anos e para celebrar a data, dentro da programação da Semana de Pelotas, haverá sete eventos e atividades culturais com música, dança, teatro, circo, rodas de conversa, oficinas e visitas, todas gratuitas e abertas ao público.
Até o dia 13 de julho, dezenas de eventos vão acontecer. Acompanhe a programação e participe!
10h - Poevivências - Escritas Negras (Rodas de Conversa e Oficinas)
Local: Bibliotheca Pública Pelotense (BPP).
Simone Fernandes e Helô Mileo conduzem a roda de conversa e ministram a Oficina de escrevivivências, voltada à mulheres negras ou comprometidas com a luta antirracista, a contarem e escreverem a sua trajetória. Haverá uma segunda oficina, às 15h. Uma iniciativa do Museu da BBP, que também receberá, às 9h e 14h, escolas para contação de histórias no setor infantojuvenil – as crianças participantes produzirão um livro, que ficará no Museu – e exibirá um filme comemorativo ao aniversário. Aberto ao público.
10h – Visitação de Escolas Municipais ao Theatro Sete de Abril
Local: Theatro Sete de Abril (Praça Cel. Pedro Osório, 152)
Visitação de estudantes de quatro escolas, previamente agendadas pela Secretaria de Educação (SME), que também faz o transporte das crianças. Às 10h, as EMEFs Alcides Mendonça Lima e Brum de Azeredo e às 15h, a EMEF Joaquim Assumpção e a EE Padre Rambo.
10h – Inauguração Esplanada Berê Fuhro Souto
Local: Praça Cel. Pedro Osório, na frente do Theatro Sete de Abril
11h – Apresentações artísticas na Esplanada Berê Fuhro Souto
Grupo Ballet de Pelotas, Cia de Dança Malê e Grupo Tholl
Local: Esplanada Berê Fuhro Souto (Praça Cel. Pedro Osório, na frente do Theatro Sete de Abril)
Aberto ao público.
13h – Orquestrando Sonhos – Grupo da Maturidade
Local: Saguão da Prefeitura de Pelotas o (Praça Coronel Pedro Osório, 101 – esquina do Mercado Central)
Servidores públicos municipais são convidados a assistir à apresentação do grupo musical Orquestrando Sonhos – Maturidade, formado por pessoas de 60+, que cantam e tocam instrumentos musicais em uma grande roda de amigos. O repertório é composto de clássicos do samba (Adoniran Barbosa, Lupicínio Rodrigues, Luiz Gonzaga e Dominguinhos – forró, etc.), com arranjos originais de Negrinho Martins. Uma iniciativa do projeto Orquestrando Sonhos. Aberto ao público.
15h – Espetáculo “Lendas do Sul - Tholl conta Simões”
Local: Esplanada Berê Fuhro Souto (Praça Cel. Pedro Osório, na frente do Theatro Sete de Abril)
Grupo Tholl apresenta a releitura de narrativas de um dos maiores nomes da literatura regionalista, o autor pelotense João Simões Lopes Neto, em comemoração aos 150 anos do escritor. Cenas da lendas “M’Boitatá”, “A Salamanca do Jarau” e “O Negrinho do Pastoreio”, em uma linguagem que mistura circo, teatro e dança. Aberto ao público.
16h – Camerata Orquestrando Sonhos
Local: Praça CEU das Artes (av. Ulysses Silveira Guimarães, bairro Dunas)
A Camerata Orquestrando Sonhos é um grupo semiprofissional formado por professores e alunos jovens e adolescentes (violinos, viola, celo, contrabaixo, violão, percussão e acordeão) que participam do projeto. O repertório traz folclore, músicas autorais, de concerto e populares, com arranjos e direção de Negrinho Martins. Aberto ao público.