Por Divulgação 24-07-2006 | 00:00:00
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerrou as atividades referentes ao Bloqueio Vacinal Anti-rábico. A meta atingida foi de 89,9% dos animais (cães e gatos) vacinados, incluindo animais domiciliares e aqueles encontrados em via pública.
A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Dóris Schuch, informou que o objetivo da campanha foi atingido, pois conseguiram vacinar o número desejado de animais localizados na área alvo, que vai da Avenida Bento Gonçalves até a Conde de Porto Alegre, e da Marcílio Dias até a Juscelino Kubitscheck. Dóris explica que, com esta ação, a SMS está bloqueando qualquer possibilidade de disseminação da infecção rábica entre os carnívoros domésticos, no caso de haver algum acidente que porventura possa envolver cães e gatos e morcegos eventualmente infectados.
Esta ação de prevenção em saúde pública foi possível graças a vigilância permanente através do Programa de Vigilância da Raiva Urbana, que monitora todos os morcegos, cães, gatos e outros mamíferos que apresentam sinais e/ou sintomas suspeitos, diz a veterinária.
As atividades de Bloqueio Vacinal foram executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Secretaria Estadual de Saúde.