ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Energia: Campanha visa racionalização do consumo

Por Divulgação 27-11-2001 | 00:00:00


    As Comissões Internas de Racionalização de Energia da Prefeitura passam agora para o planejamento das ações a serem desenvolvidas nas secretarias visando a racionalização do consumo de energia elétrica. De acordo com o decreto municipal que instituiu esta atividade, paralela ao desempenho funcional dos servidores, as comissões são responsáveis pela elaboração dos relatórios trimestrais de gastos com energia.
    Na semana passada, no auditório interno da Secretaria Municipal de Educação, os integrantes das Comissões participaram de curso de capacitação ministrado pelos técnicos da Secretaria de Minas Energia e Comunicações do Estado, Sérgio Dias e Luis Carlos Niedersberg. Durante dois dias eles também receberam orientação dos integrantes da Coordenação Municipal de Eficientização.
    Participaram do curso cerca de 50 servidores de várias secretarias que foram escolhidos para atuarem como colaboradores na racionalização de consumo de energia elétrica, de acordo com o Decreto Municipal em vigor que estabelece a redução de 20% em seis meses no consumo de energia dos prédios públicos da administração direta, indireta e autarquias.
   Hoje, a Prefeitura, incluindo a iluminação pública, consome em média cerca de 2,22 milhões de kW/h. Entre os pontos de maior desperdício de energia, estão as bombas de recalque utilizadas pelo Sanep e Smsu. No Sanep, o consumo de energia chega a 900 mil kW/h.
    Em iluminação pública, são gastos cerca de 952,8 mil kW/h. Com a troca de luminárias e componentes, previstos através do Reluz, haverá uma redução de cerca de 40%. Como forma de economia, serão adotadas medidas como trabalhos de correção de potência, e readequação em pontos de iluminação interna.

Carregando 0%
Carregando 0%