Prefeito Marroni recebe visita da mascote Zé Gotinha e salienta a importância da vacina
Por Tânia Magalhães 09-05-2025 | 11:26:10
“Estão todos convidados para a vacinação. Vacina protege e salva vidas!” A exclamação é do prefeito Fernando Marroni que, na manhã desta sexta-feira (9), em seu gabinete na Prefeitura, recebeu a visita da mascote Zé Gotinha, acompanhada pela secretária de Saúde, Ângela Vitória Moreira, e pela diretora da Vigilância em Saúde, Vera Neto. O encontro teve o objetivo de reforçar a divulgação do Dia D Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), que transcorre neste sábado (10). Toda a rede de saúde pública de Pelotas está preparada para aplicação da dose do imunizante.
Além dos públicos-alvo para a vacinação, formado por crianças de seis meses a seis anos, idosos de 60 anos ou mais e gestantes, os demais grupos prioritários também devem aproveitar o Dia D para receber a dose. As 50 Unidades Básicas do Saúde (UBSs) de Pelotas, a Casa da Vacina e o Ambulatório do Campus Saúde da Universidade Católica estarão com as portas abertas.
- Cinco Unidades Básicas de Saúde - Salgado Filho, Laranjal, Getúlio Vargas, PAM Fragata e Porto – atenderão o público das 9 às 16h.
- As demais da zona urbana estarão abertas das 8 às 17h.
- UBSs da zona rural funcionarão das 9h ao meio-dia.
- Campus Saúde UCPel - avenida Fernando Osório, 1.586, das 8 às 17h.
- Casa da Vacina – rua Gonçalves Chaves, 437, das 8 às 17h.
De acordo com a secretária de Saúde, Ângela Vitória Moreira, Pelotas acompanha a meta nacional de vacinação contra Influenza, de 90% dos públicos-alvo – idosos de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a seis anos e gestantes. O Município já imunizou 10% e faz o chamanento para que as pessoas compareçam ao serviço de Saúde mais próximo, neste sábado, para receber a a dose. Os demais grupos prioritários também podem se vacinar no Dia D.
A diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Vera Neto, informa que a vacinação para o público das Instituições de Longa Permanência de Idosos (Ilpis) iniciou-se em abril, já atingiu 50%. A imunização desse grupo prossegue. A vacina pode reduzir complicações provocadas pelo vírus da gripe, as internações hospitalares e a mortalidade.
Além dos públicos-alvo, os grupos prioritários são puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da Saúde, professores dos ensinos básico e superior, profissionais das forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores dos Correios, trabalhadores portuários, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente de idade.