Município será sede da disputa que percorrerá cenários da metade sul do estado, indo do Chuí à capital gaúcha
25-10-2019 | 13:43:02
Entre os dias 5 e 7 de dezembro, Pelotas será a anfitriã da etapa Rota Sul do Sertões Series, competição de rally promovida pelos mesmos organizadores do Sertões, antigo Rally dos Sertões. Quatro categorias integrarão a disputa – Carro, Moto, UTV e Quadriciclo -, que vale classificação para o Campeonato Sul-americano de Carros (Codasur), além de ser a última etapa do Brasileiro de Rally Cross Country.
O Rota Sul não ocorria há 15 anos e contará com o apoio institucional da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), e de empresários da região. Nesta semana, a prefeita Paula Mascarenhas, junto ao secretário da Sdeti, Gilmar Bazanella, recebeu a equipe da empresa Dunas, responsável pela organização do Sertões e do Sertões Series.
A notícia da realização da competição no município agradou Paula, que vê nisto uma oportunidade de movimentar a economia local e promover as belezas da Zona Sul do Rio Grande do Sul.
“Vai ser uma chance de mostrar à América do Sul os atrativos turísticos da nossa cidade, colocando-a no circuito. Pelotas já é reconhecida nacionalmente pelos doces e pela arquitetura neoclássica, agora vai ganhar novos territórios”, afirma a gestora, destacando o fato de o Sertões ser a maior competição de rally das Américas e a segunda maior do mundo.
Conforme Joaquim Monteiro de Carvalho, CEO do Sertões, mais de 300 pessoas são esperadas para a etapa sul do Sertões Series. “Queremos mostrar um Brasil que o brasileiro não conhece, conectar regiões do país que até então não se conheciam. Esse é o objetivo do Sertões, que vai além do esporte, envolvendo aspectos turísticos e sociais”, explica o diretor executivo, revelando que junto a disputa, uma expedição turística é realizada e uma equipe médica promove atendimentos em saúde à população onde os eventos ocorrem.
Quase R$ 2 milhões devem ser movimentados nos três dias de evento, gerando retorno à economia municipal, sem que a Prefeitura precise investir recursos na competição.
“Sabemos que o estado e os municípios passam por um momento de crise, e não viemos para sobrecarregar a saúde financeira da cidade. Muito pelo contrário, queremos trazer reconhecimento e recursos a Pelotas, permitindo que as equipes da América do Sul, que ficaram órfãs com a ida do Rally Dakar para Dubai, tenham onde correr e possamos retomar a etapa Rota Sul do Sertões Series”, garante Carvalho.
De acordo com Bazanella, a realização do evento em Pelotas trará uma série de vantagens ao município, principalmente ao comércio. “Estamos orgulhosos deles terem escolhido Pelotas para sediar essa competição. Vamos fazer o possível para ajudar os organizadores e facilitar a promoção da disputa na região. Tenho certeza de que tanto a Secretaria, quanto a comunidade vão se empenhar ao máximo para o sucesso da etapa.”
As equipes inscritas para o Rota Sul Sertões Series começarão a chegar em Pelotas no dia 5 de dezembro, ocupando a Vila Sertões, espaço montado em local a ser definido especialmente para basear os atletas inscritos e suas equipes. No dia seguinte, 6 de dezembro, 500 quilômetros de chão serão percorridos, saindo de Pelotas, indo até o Chuí e retornando a Pelotas. No dia 7 de dezembro, os competidores rodarão outros 450 quilômetros, partindo novamente do município, em direção ao Cassino, em Rio Grande, de onde partem para Porto Alegre, destino final da corrida.
O trajeto vai misturar trechos velozes e outros mais lentos, mesclando asfalto, terra e a areia das praias localizadas ao longo da costa sul gaúcha. O Sertões Series é uma prova respeitada pela qualidade técnica, alta competitividade e um grid formado pelos principais nomes do esporte nacional e das Américas. A etapa sul também servirá de teste logístico para um grande Sertões, que deve ocorrer em 2022, e vai percorrer do Oiapoque ao Chuí, buscando o título de maior rally cross country do mundo. Saiba mais http://sertoes.com/.