ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Prefeita em exercício

Evento alusivo ao Dia da Mulher reúne cerca de 300 servidoras

Elas por elas foi realizado na manhã desta terça-feira

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 11-03-2025 | 17:14:17

Cerca de 300 servidoras municipais participaram do Elas por elas, evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, na manhã desta terça-feira (11), no auditório externo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento, promovido pelas secretarias de Administração e Recursos Humanos (Sarh) e da Mulher (SMM), e ofereceu informações sobre violência contra a mulher, assédio moral e sexual no trabalho, e saúde, além de música e dança, conduzidos por mulheres especialistas em cada área. 

"Elas por elas" visa reafirmar compromisso da gestão com a valorização das servidoras, além de colocar as mulheres como protagonistas da construção de uma cidade mais eficiente (Fotos: Janine Tomberg/Secom)

O evento recebeu representantes das secretarias, escolas e unidades básicas de saúde (UBS), que serão multiplicadoras do conteúdo para as colegas. O “elas por elas” foi pensado como uma forma de reafirmar o compromisso da gestão com a valorização das servidoras, e colocar as mulheres como protagonistas na construção de uma cidade mais justa e eficiente.

A secretária da Sarh, Carla Cassais, fez o acolhimento das servidoras convidadas e reafirmou o compromisso que o atual governo assumiu com o funcionalismo. Ela agradeceu a participação das servidoras na atividade, pois avalia que se estão juntas nos momentos mais duros, enfrentando os problemas do dia a dia, mereciam estar juntas em um momento de confraternização, de troca, de união e de reconhecimento, para se fortalecerem. A secretária explica que trabalha para melhorar as condições de trabalho e as relações internas da Prefeitura, para que ninguém assedie ninguém, para que não seja usada linguagem violenta, porque isso melhorará o ambiente de trabalho e a vida das servidoras e servidores e, consequentemente a relação do poder público com a população que recebe os serviços do município. “Este evento é uma forma de reafirmar o compromisso da gestão com a valorização das servidoras, e representa reconhecimento, fortalecimento e apoio mútuo entre aquelas que fazem a diferença no serviço público”. 

A prefeita em exercício, Daniela Brizolara, exaltou as mulheres presentes, que fazem com que a máquina pública funcione. Daniela apresentou os quadro de pessoal da Prefeitura, que tem um total de 8.685 servidores e servidoras ativas, e desses, 6.572 são mulheres, o que representa 75,7% do total. “Esses números confirmam o que eu dizia na campanha [eleitoral], que os serviços da Prefeitura chegam nas comunidades pelas mulheres”, avaliou.  

A secretária da Mulher, Marielda Medeiros, recomendou que as mulheres tenham um olhar mais sensível para as companheiras de trabalho. “Às vezes, quem está ao nosso lado precisa de um olhar, uma mão”, avaliou. E enfatizou que se fala muito em feminicídio, mas que é importante reconhecer as violências diárias, o assédio, entender como a estrutura acolhe as mulheres, para que se possa proteger a si mesma e às colegas.

Após a abertura, a prefeita em exercício pediu um intervalo do cargo e assumiu outra função, a de cantora, e junto com Dena e as percursionistas da Batucantada, Vanessa e Mari, levantaram as servidoras municipais, especialmente com duas das canções escolhidas – “Desabafo”, de Cláudya e Marcelo D2, e “Mas que nada” de Jorge Ben Jor.

As secretárias municipais também foram convidadas. Além de Carla e Marielda, participaram do evento as secretárias de Governo (SMG), Miriam Marroni; da Assistência Social (SAS), Raquel Nebel; da Saúde (SMS), Ângela Vitória; da Educação (SME), Nailê Pinto; do Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação (Smedi), Paula Cardoso; da Coinpel, Marlise Sinigaglia; da Procuradoria Geral do Município, Cristiane Grequi.

Tags

Elas por elas, Dia da Mulher, protagonismo, reconhecimento

Carregando 0%
Carregando 0%