ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Famílias voltaram a receber recursos do Peti

Por Divulgação 15-02-2002 | 00:00:00

    Desde hoje (15/02), as famílias inscritas no Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) voltaram a receber os recursos da bolsa-auxílio na agência do Banco do Brasil da Lobo da Costa. O Governo Federal, responsável pelo repasse, não enviava o dinheiro desde outubro do ano passado.
    Esta semana, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Assistência Social (SMDHCAS), encarregada de cadastrar as famílias com direito aos recursos, recebeu a comunicação de que os R$ 33.200,00, correspondentes aos meses de outubro, novembro e dezembro foram depositados, o que permitiu às famílias retornarem a receber o dinheiro das bolsas a partir de ontem. Uma longa fila foi formada no terceiro andar da agência bancária, já que são 201 famílias inscritas no programa pela SMDHCAS.
    Até o momento, 281 crianças na faixa etária entre 7 e 15 anos estão cadastradas no Peti, o que lhes dá direito a receber, cada uma delas, recursos no valor de R$ 40,00 mensais. Mas a assistente social da SMDHCAS, Jussara Fonseca Morales, coordenadora do Peti, anunciou que, até março deste ano, o programa será ampliado em 53 bolsas-auxílio, passando a contemplar 334 menores.
    O ingresso no programa implica em compromissos das famílias, que devem passar a participar de programas de geração de emprego e renda, além de se comprometerem a inscrever as crianças beneficiadas pelo Peti nas atividades dos turnos inversos das escolas.
    Segundo Jussara Morales, o trabalho infantil em Pelotas concentra-se principalmente em atividades como guardadores de automóveis e catadores de material reciclável (latas, garrafas, plásticos).
    Já a secretária Lúcia Christ observa que os recursos do Peti dependem do Governo Federal e não são enviados à SMDHCAS, pois são repassados pelo banco diretamente às famílias inscritas.

Carregando 0%
Carregando 0%