Usuários recebem instruções, devido à mudança do instrumento descartável para o reutilizável
Por Tânia Magalhães 07-08-2025 | 13:48:50
Pacientes da saúde pública de Pelotas, insulinodependentes, têm recebido orientações de profissionais das farmácias do Município sobre o uso adequado da caneta de insulina reutilizável, tendo em vista a transição do modelo descartável para o que deve ser reaproveitado.
O coordenador da Rede de Assistência Farmacêutica do Município, Fabian Teixeira Primo, informa que todas as farmácias da Prefeitura prestam orientação. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Navegantes, por exemplo, foi utilizada uma sala separada da farmácia como espaço de treinamento, onde os pacientes estiveram acompanhados, individualmente e em grupos, para aprender, na prática, o novo modo de utilização da caneta.
Responsável pelo treinamento na UBS Navegantes, Gabriela Rassier, destaca que, nesses atendimentos, “foi possível orientar, de forma clara, sobre as diferenças entre os dois tipos de caneta, com demonstrações visuais, táteis e auditivas – especialmente direcionadas a pacientes com deficiência visual. Nessas situações, utilizamos o som da caneta e o toque para auxiliar na compreensão dos mecanismos de encaixe e aplicação. Os próprios pacientes foram estimulados a realizar tentativas práticas, promovendo a autonomia no manuseio e aplicação da insulina.”
O reforço dos pontos fundamentais para o sucesso do tratamento também é feito na UBS. O destaque é para a escolha e o rodízio adequado dos locais de aplicação, correta higienização da pele, a homogeneização da insulina, assim como manter a caneta na pele por alguns segundos, após a aplicação, a fim de evitar perda de insulina e, consequentemente, falhas no controle glicêmico.
Durante o encontro da farmacêutica com usuários, foi possível identificar um número significativo de pacientes que utilizavam a insulina de forma incorreta, o que pode impactar negativamente tanto na eficácia do tratamento quanto na qualidade de vida dessas pessoas. A intervenção direta, com treinamento individualizado e em grupo, se mostrou essencial para garantir a segurança, o autocuidado e a autonomia dos insulinodependentes em relação ao seu tratamento.
O coordenador Fabian Teixeira Primo informa que, como o instrumento é reutilizável, os usuários, ao retirá-lo, assinam termo de responsabilidade sobre o uso, evitando o descarte. Há, também, a entrega de folheto ilustrado, explicando a utilização. “A orientação prestada pelos farmacêuticos têm sido de grande valia quanto ao aproveitamento correto da caneta reutilizável.”