Por Divulgação 06-11-2009 | 00:00:00
Uma série de espetáculos artísticos está prevista para a abertura do seminário do Projeto Sul do Sul: Memória, Patrimônio e Identidade – Presença Luso-Açoriana em Pelotas, que acontece neste domingo (8) na sede central do Clube Centro Português. Antes do pronunciamento do prefeito Adolfo Antonio Fetter, programado para as 19h30min, a banda da Brigada Militar se apresentará às 18h30min na quadra do clube, cujo trânsito será interrompido pela prefeitura.
O colóquio acontece na segunda (9) e na terça-feira (10), no auditório da Escola Estadual João XXIII (antigo Foro), das 9 às 12h e das 14 às 18h. A comissão organizadora confirmou a presença do historiador, advogado e professor Miguel Frederico do Espírito Santo. Palestrante de honra da abertura do evento, o docente é autor de dois livros: “A Abertura da Barra do Rio Grande” e “O Rio Grande de São Pedro entre a fé e a razão”.
Após a palestra do professor, será a vez da pesquisadora Anna Morisson, natural de Rio Grande, soltar a voz e mostrar o estilo musical português mais difundido: o fado. A intérprete, segundo a coordenadora de Relações Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Regina Britto Fiss, tem grande envolvimento com os estudos de história e participa de projeto desenvolvido na Ilha dos Marinheiros.
Encerrando a cerimônia no domingo, o grupo de danças Rancho Folclórico, pertencente à unidade de Gravataí da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (Caergs) exibirá aos presentes a indumentária e os passos mais populares das festividades dos Açores. “Vinte e cinco dançarinos viajarão, por conta própria, para prestigiar o ‘Sul do Sul’ nestes três dias”, informa Regina.
A programação cultural do seminário abrange, além de atividades de dança e música, exposições de gravuras, pinturas, fotografias e outras modalidades visuais no local e nas secretarias participantes da organização. Outra atração, a mostra intitulada Transformações Urbanas é de autoria da fotógrafa e artista plástica pelotense Norma Alves. As obras serão exibidas na sala Antonio Caringi, localizada nas dependências do Centro Cultural Adail Bento Costa, na sede da Secult (Praça Coronel Pedro Osório, casarão 2).
A direção do Museu do Charque de Pelotas responsabilizou-se pelos cartazes e material sobre a história das charqueadas. Sob a coordenação do diretor de Artes Visuais da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Samuel Sacramento, as exposições na Escola Estadual João XXIII (antigo Foro) incluem banners acerca da arquitetura luso-açoriana em Pelotas. Estas divulgações, explica Sacramento, somam-se às palestras como um “valor agregado” cultural e informativo.
Entende, o prefeito, que se trata de uma ação de estímulo ao resgate das raízes culturais e da formação do município, capaz de atribuir uma maior autoestima à população. “A arquitetura dos casarões das charqueadas, os elementos combinados da influência europeia como um todo nas edificações, os tradicionais doces de Pelotas e os costumes estão presentes no cotidiano do pelotense”, enfatiza Fetter.
Na avaliação do secretário titular da SDE, Carlos Mário Santos, o programa, cuja ideia nasceu em reunião dos membros da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (Caergs), merece destaque pelo trabalho intenso, fruto de reuniões com diversos parceiros. “Os esforços da equipe tem permitido a formatação de um evento que vai culminar na publicação de um livro em 2010”, antecipa.
O principal objetivo, assinala a vice-presidente da Casa dos Açores, Célia Silva Jachemet, é oportunizar discussões e debates que contemplem aspectos culturais e históricos da cidade, visando despertar o sentimento de pertencimento nos pelotenses. Além da SDE, da Secult, da Caergs e do Centro Português, participam da comissão organizadora a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas (IHGPel).
Outras informações estão disponíveis no link www.pelotas.com.br/vejatambem/projeto-sul-do-sul.htm do site da prefeitura. O Centro Português 1º de Dezembro fica à rua Andrade Neves, 2042.
NA AGENDA:
EVENTO: Projeto Sul do Sul: Memória, Patrimônio e Identidade – Presença Luso-Açoriana em Pelotas.
ABERTURA: Centro Português 1º de Dezembro, dia 8 de novembro às 19h.
LOCAL DAS PALESTRAS: Auditório da Escola Estadual João XXIII (antigo Foro).
DATA E HORÁRIO DAS PALESTRAS: 9 e 10 de novembro, das 9 às 12h e das 14 às 18h.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ‘SUL DO SUL’
DIA 09 DE NOVEMBRO
9h30min – 10h10min – Palestrante: professora Ester Judite Bendjouya Gutierrez – “As Charqueadas e a Familia Rodrigues Barcelos”.
10h10min – 10h25min – Comunicação: Marisa Cedrez Bittencourt – “A Preponderância da Influência Luso-açoriana sobre a Influência Espanhola no Uso de Adágios pela População Pelotense”.
10h25min – 10h40min – Comunicação: : Janaina Silva Xavier – “Hygino Correa Durão – A Herança Portuguesa no Saneamento de Pelotas”.
10h40min – 11h10min – Painelistas: professoras Gabriela Damé e Rejane Santos – “A Escola e Sua História; O caso da Escola Ferreira Vianna”.
11h10min – 11h25min – Comunicação: professora Diná Viviane Duarte Lourençon – “A Casa e o Torres”.
11h25min – 11h40min – Comunicação: Pesquisador Pedro Luiz Brum Fickel – ”A Importância de Manoela Amália Ferreira Para Pelotas”.
14h – 14h10min – Cinema: filme sobre o Continente.
14h10min – 15h – Palestrante: professor doutor Fábio Vergara – “O Legado Português no Patrimônio Imaterial Pelotense: a Cultura Doceira”.
15h – 15h40min – Palestrante: Maria Alzira Carreira – “A Influência Portuguesa na Doçaria Pelotense”.
15h55min – 16h10min – Comunicação: Arlinda de Carvalho Magalhães Nunes – “Minha Alma é Lusitana”.
16h10min – 16h40min – Comunicação: Cel. Alberto Rosa Rodrigues – “Os Frades de Pedra”.
16h40min – 17h20min – Palestrante: pesquisador Régis Albino Marques Gomes – “Manifestação da Cultura Portuguesa na Música e na Dança”.
DIA 10 DE NOVEMBRO
9h – 9h10min – Cinema: filme sobre os Açores (Ilha de São Miguel).
9h10min – 9h50min – Palestrante: professor doutor José Costa Fróes – “Formação do Sistema Fluviolagunar Patos-Mirim-São Gonçalo no Processo de Ocupação e Povoamento Lusitano no Território Meridional do Rio Grande do Sul”.
09h50m –10h05min – Comunicação: Nara Elisa Perez Vaz – “De Pedro a Z3 construindo um sonho com um Toque em Português”.
10h20min – 11h – Palestrantes: educadora Vera Abuchaim e historiador Leandro Betemps – “A Influência Portuguesa no Desenvolvimento da Cidade de Pelotas”.
11h – 11h40min – Palestrante: doutor José Antonio Mazza Leite. “Padre Pereira de Mesquita – Relato de sua Estadia como Prisioneiro – ano 1777”.
14h – 14h10min: Mostra de Imagens: Pelotas - Espaço Construído nos Caminhos dos Tropeiros.
14h10m – 14h 50min – Palestrante: professor Alcir Nei Bach. “A Contribuição Portuguesa para as Fábricas de Compotas de Pêssego na Colônia de Pelotas”.
14h50min – 15h20m: Palestrante: professora Regina Lucia Reis de Sá Britto Fiss. “A Herança Portuguesa, em Pelotas, através do Azulejo”.
15h20min – 15h35min – Comunicação: Viviane Moraes Moreira – l”A Presença Açoriana na Cidade de Pelotas: Contribuição para as Fachadas do Patrimônio Histórico Edificado”.
15h50min – 16h30min: Painelistas: professoras Célia Jachemet e Maria Roselaine da Cunha Santos – “No Rastro dos Luso-açorianos a Devoção ao Divino Espírito Santo”.
16h30min – 17h10min: Palestrante: professor Gilberto Demari Alves – “Mãos Portuguesas nas Rendas Gaúchas”.
17h10min – Encerramento.