FAM presta assistência a aproximadamente 20 mil beneficiários, entre contribuintes e dependentes
Por Tânia Magalhães 07-07-2022 | 13:15:47
O Fundo de Assistência Médica (FAM), administrado pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), completa 50 anos nesta quinta-feira (7), junto com o aniversário de 210 anos de Pelotas. Nas cinco décadas de atuação, o Fundo consolidou-se e, hoje, presta assistência a 19.768 beneficiários, sendo 9.844 contribuintes e 9.924 dependentes. O FAM foi instituído pela Lei nº 1.984/1972.
O Fundo foi criado para proporcionar serviços de saúde aos servidores do Município, ocupantes de cargo efetivo, e a seus dependentes. O seu custeio é garantido pela contribuição de 4% sobre os vencimentos do servidor, que arca com 2%, enquanto os outros 2% são cobertos pela Administração Municipal. Aos dependentes, não é computado repasse.
“Estar à frente da gestão do Prevpel, na comemoração dos 50 anos do nosso Fundo de Assistência Médica, é um orgulho e um desafio. Orgulho porque sabemos que o FAM tem avançado muito na gestão dos seus recursos, de forma transparente e otimizada, protegendo os direitos dos servidores e aplicando, com justiça e equidade, as normativas vigentes. Desafio porque lidar com saúde exige total atenção, envolve a vida das pessoas. Ao mesmo tempo, é preciso conciliar a caminhada rumo à excelência de processos e rotinas. O equilíbrio entre o lado humano e as questões práticas é uma busca incessante e diária”, afirma a diretora-presidente do Instituto, Berenice Martinez Nunes.
Com a criação do Prevpel, em 1999, a administração do FAM passou à alçada do Instituto. O Prevpel Saúde conta, atualmente, com 14 servidores.
Alterações na legislação, em 2008, estabeleceram limites de cobertura e deram ao FAM maior controle de suas atividades e de administração de seus recursos financeiros.
Segundo a diretora técnica do Fundo, Tatiane Bast Fuhrmann, o FAM tem a missão de oferecer a prestação de serviços de saúde, garantindo a assistência a seus beneficiários, de forma humanizada, com qualidade e eficiência. “Como enfermeira, considero a arte de cuidar um ato de amor, empatia e muita responsabilidade e, atuando como gestora, procuro agir da mesma forma”, pontuou.
O servidor pode contar com o apoio do FAM em situações cujos valores de procedimentos sejam superiores aos limites de cobertura. O Fundo financia e o pagamento é parcelado, mediante consignação em folha.
O Fundo de Assistência Médica conta com mais de uma centena de profissionais e prestadores de serviços credenciados. Confira.
- Médicos: 100 em 35 especialidades
- Odontólogos: 24
- Nutricionistas: 8
- Fisioterapeutas: 8
- Hospitais: 5
- Serviços de pronto atendimentos: 2
- Laboratórios de análises clinicas: 9
- Laboratórios de análises patológicas: 2
- Serviços de diagnóstico por imagem: 12
- Serviços de diagnóstico odontológico: 3
- Serviços de diagnóstico por videolaparoscopia: 4
- Serviços de diagnóstico cardiovascular: 2
- Serviços de diagnóstico oftalmológicos: 3
- Serviços de diagnóstico otorrinolaringológico: 6
- Serviços de medicina nuclear: 1
Segundo a diretora técnica Tatiane Bast Fuhrmann, o FAM tem o propósito de fazer a diferença ao cuidar das pessoas, assumindo o compromisso de atuar de forma ética e transparente em suas relações, buscando alcançar a satisfação de seus usuários na promoção da saúde, prevenção de doenças e promovendo o aperfeiçoamento contínuo das práticas assistenciais e de gestão, para garantir a viabilidade e sustentabilidade do programa.