ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

Geminação entre Pelotas e Aveiro celebra 29 anos

O acordo foi assinado em 15 de abril de 1996 unindo as comunidades

Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 15-04-2025 | 15:35:25

A geminação entre Pelotas e a cidade de Aveiro, em Portugal, completou, nesta quarta-feira (15), 29 anos de união entre as comunidades. O acordo foi assinado em 15 de abril de 1996, após sete anos de tratativas. O evento, no Paço Municipal (saguão da Prefeitura) celebrou a data, com autoridades locais – de Pelotas e de Aveiro, apresentações artísticas e culturais. 

Ao longo dos 29 anos, desde a assinatura do acordo que uniu as comunidades, as cidades veem construindo uma história de amizade, trocas culturais e cooperação mútua. 

Celebração no Paço Municipal. Fotos: Ricardo Bandar

Durante a celebração a vice-prefeita de Pelotas, Daniela Brizolara, destacou a honra de representar a Prefeitura em um momento tão significativo, principalmente no aspecto cultural.

“Essa conexão é especialmente marcante na nossa tradição doceira, com a produção de iguarias como o pastel de santa clara, o bem-casado, o pastel de nata e o doce de leite. Esses doces, além de nos orgulharem, representam o legado cultural que recebemos e preservamos com tanto carinho."

Daniela destaca a importância da Beneficência Portuguesa, com mais de 160 anos de tradição e cuidado com a nossa gente, e do Centro Português 1º de dezembro, que está no ano do seu centenário. A vice-prefeita agradece a parceria construída ao longo dos anos entre os dois municípios. 

“Agradeço a todos que, de alguma forma, contribuem para o fortalecimento de nossa cultura, de nossa comunidade e de nossa cidade. Saibam que a Prefeitura é uma parceira de cada um de vocês”, conclui Daniela. 

O embaixador de Pelotas em Portugal, Pedro Vidal, que participou do evento de forma virtual, destacou que a ocasião vai muito além da celebração de números e ressaltou a importância do Centro Português, que ao completar seu centenário, reafirma seu papel como elo entre o passado e o presente, sendo um espaço onde a cultura encontra seu berço e continua viva, preservada por todos. 

“Essa celebração trata-se de uma verdadeira troca de amizade entre os povos. Essa irmandade revela um enorme potencial para o futuro de Pelotas, sempre respeitando suas raízes e tradições”, conclui o embaixador. 

Participaram da cerimônia o cônsul honorário de Portugal em Pelotas, Francisco José Leal Serra, o vereador de Aveiro, Miguel Capão Felipe, a secretária de Cultura, Carmen Roig, o secretário de Turismo, Danilo Rodrigues, o presidente do Clube Centro Português 1º de Dezembro, Eduardo Carreira, além de representantes do executivo e da sociedade.

Carregando 0%
Carregando 0%