ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Guia de arborização é destaque em informativo da ONU

Por Divulgação 04-03-2002 | 00:00:00

   O Formación Ambiental, órgão informativo da ONU sobre meio ambiente para a América Latina e Caribe, em seu volume 13, cita como fonte de referência para consultas o Guia de Arborização feito pela Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental. Esta indicação, para o secretário da SQA, Alexandre Melo, representa um estímulo, um reconhecimento às ações da Prefeitura nesta área, entre elas a elaboração do Plano Diretor Municipal de Arborização Urbana.
   O Guia de Arborização foi lançado e distribuído à população em setembro do ano passado, em formato de cartilha ilustrada, contendo informações sobre a área verde da cidade e dicas de como e o que plantar, como conservar e colaborar. Igualmente são citadas as espécies inadequadas para arborização de calçadas e que acabam gerando grande transtornos, como pedidos freqüentes de podas e recuperação do piso danificado pelas raízes.
   Estudos da Secretaria apontaram que a cidade possui 215 praças, o que corresponde a uma área verde entre 4 e 8 metros quadrados por habitante, número bem aquém do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 12m2 por habitante. A flora regional abriga mais de 150 espécies arbóreas e arbustivas que podem ser testadas em ambiente urbano. Atualmente, 65 destas espécies são utilizadas na área urbana, porem de forma isolada. Com a produção de mudas pelos hortos a Prefeitura passa a incentivar o plantio de árvores nativas.
   Baseado nestes dados, a Secretaria estruturou algumas ações de readequação ou requalificação das áreas verdes inseridas no período urbano, possibilitando a existência harmônica das árvores com os equipamentos urbanos.Entre elas estão o redimensionamento e reestruturação dos hortos, capacitação dos recursos humanos e investimento em equipamentos. Como passo inicial para a introdução do Plano Diretor de Arborização foi lançado o Guia e definido o plantio de 5 mil mudas neste ano.
   O Plano pretende ainda diminuir o número de podas, que é conseqüência de plantio errado das espécies, principalmente as de grande porte, causando problemas na fiação e no piso das calçadas. A SQA recebe cerca de 8 pedidos semanais para poda, sendo que entre os meses de maio e agosto este número sobe para mais de 30.
   Para reeducar a comunidade em termos de arborização, a Prefeitura adotou como norma entregar as mudas já com orientação para o plantio. "Isto evita que pessoas, mesmo com boas intenções de arborizar, acabem causando mais transtornos ao espaço público", explica o ambientalista Luiz Rampazzo. Ele lembra que as podas excessivas em espécies como o salso chorão e o plátano, que pegam geralmente de galhos, acabam fortalecendo as raízes , resultando na destruição das calçadas e danos nas redes de água e esgoto.

Carregando 0%
Carregando 0%