Por Divulgação 12-01-2007 | 00:00:00
O Hemocentro Regional de Pelotas – Hemopel – está com novo horário de atendimento externo, equipe reforçada e projetos para aumentar a abrangência de coleta de sangue, período descrito pelo diretor Guilherme Bergmann como plano de reestruturação. A partir de um pacto feito entre a Prefeitura e Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), o Hemopel passou a ser administrado pelo estado em outubro de 2006, diminuindo os gastos do município com a instituição e qualificando os serviços.
A partir do dia 15 de janeiro, o horário de atendimento externo do Hemopel passa a ser de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia. “Teremos 10 horas ininterruptas de serviços de coleta de sangue, possibilitando que o doador possa vir no seu horário de almoço ou no final do expediente”, ressalta o diretor. E a partir de fevereiro, o Hemopel funcionará todo primeiro sábado de cada mês, das 8h às 18h, criando mais possibilidades de horários para os interessados em doar sangue.
No dia 19 de janeiro, o Hemopel receberá um carro do estado, com verba da Hemorede Pública, para transporte de pessoas e materiais. O carro, além de possuir 16 lugares, é capaz de armazenar o sangue e poderá auxiliar nas coletas externas, informa Bergmann. A cerimônia de entrega do veículo acontecerá às 16h, no Hemopel. O diretor relata, também, que foi aprovado o projeto para equipar a rede lógica da instituição, o que prevê a liberação de R$120 mil, oriundos do Ministério da Saúde, para a compra de material de informática. Com essa aquisição, o Hemopel irá se tornar apto ao processo de informatização através do software Hemovida, sistema do SUS sem custo algum para o município, que possibilita digitalização e maior controle de informações.
Hoje, o Hemopel faz a cobertura de sete municípios na coleta de sangue: Pelotas, Pinheiro Machado, Herval, Santa Vitória, São Lourenço, Arroio Grande e Pedro Osório. Em longo prazo, a idéia é atender todas as cidades da 3ª. e 7ª. Coordenadorias de Saúde.
Além disso, Bergmann salienta que no próximo mês ocorrerá a transferência do teto do Hospital São Francisco de Paula e do Pronto-Socorro Municipal para a prefeitura. Com isso, o Hemopel passará a atender a demanda desses dois órgãos, o que amplia a abrangência e qualifica o serviço da instituição. Acompanhando essas mudanças, a equipe do Hemopel também será ampliada. Estão em processo de contratação um médico, dois enfermeiros, três auxiliares de enfermagem, um assistente social e um oficial administrativo. O objetivo, de acordo com o diretor, é transferir os tetos dos outros hospitais da cidade também ao município.
Bergman relata que aos poucos o Hemopel vai aderindo a novos projetos, sempre com o intuito de equipar o estoque de sangue para Pelotas e região, oferecendo tranqüilidade a quem precisa de sangue e novas possibilidades para quem deseja contribuir com esta “causa nobre”, como ele mesmo define. Todas estas iniciativas, destaca Bergman, só são possíveis com o total apoio e a parceria tanto da Prefeitura de Pelotas quanto da Secretaria Estadual da Saúde através da Fepps/Hemorgs, órgão responsável por este tipo de serviço.