Programação iniciou-se terça-feira e será encerrada nesta sexta-feira em Canguçu
Por Tânia Magalhães 10-08-2023 | 14:43:15
Desde terça-feira (8), Poder Público, instituições, entidades e produtores participam, diariamente, da reunião técnica sobre a cultura do pessegueiro. Na quarta-feira (9), o encontro realizou-se na Comunidade São Pedro, na Vila Nova, em Pelotas, e contou com a presença do prefeito em exercício e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.
Além da saudação aos presentes em nome do Município e da pasta do Desenvolvimento Rural, Idemar destacou a importância da cultura do pessegueiro em Pelotas e na região. “Trata-se do mais tradicional cultivo na nossa área geográfica, consolidando-a como a maior produtora de pêssego para indústria no país, projetando-a, inclusive, internacionalmente, além de garantir o giro da economia, promovendo empregos, renda e transações comerciais de porte”, registra.
A reunião técnica sobre a cultura do pessegueiro transcorre sob organização das prefeituras de Pelotas e Canguçu, Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas, Universidade Federal de Pelotas e Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas.
A região do pêssego conta com Pelotas, Canguçu e Morro Redondo, com envolvimento de 948 famílias nas atividades de produção. Neste ano, a expectativa de colheita é de mais de 39 mil toneladas da fruta, de acordo com projeções da Emater.
Na sexta-feira (11), das 13h30min às 17h, o último encontro do evento está marcado para o Centro Comunitário da Glória, Colônia Glória, Canguçu, com palestras dos profissionais da Embrapa Clima Temperado e da UFPel, Carlos Reisser Júnior e Júlio Renato Marques, sobre o tema Clima na região produtora de Pelotas.
Nesta quinta-feira (10), o profissional da Embrapa Clima Temperado, Dori Edson Nava, apresenta o tema Manejo de insetos-praga, das 13h30min às 17h, na Comunidade São Mateus, colônia São Manoel, Pelotas.
Na terça-feira (8), no auditório do Centro de Eventos de Morro Redondo, houve a palestra com o profissional da Embrapa Clima Temperado, Bernardo Ueno, com o tema Manejo de Doenças.