ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Mulher

Inaugurada a nova sede da Secretaria da Mulher e do Cram

O espaço unifica os serviços de proteção à mulher no município

Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 31-03-2025 | 15:09:19

O prefeito Fernando Marroni, acompanhado pela vice-prefeita Daniela Brizolara, inaugurou nesta segunda-feira (31), no mês da Mulher, o novo espaço da Secretaria de Políticas para as Mulheres e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben (Cram). A inauguração marca a unificação dos serviços de proteção à mulher no município, proporcionando um atendimento mais integrado e eficaz às mulheres em situação de violência.

A nova sede, localizada na rua Dom Pedro II, 813 – entre as ruas XV de Novembro e Padre Anchieta, funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. 

A inauguração da nova sede da Secretaria da Mulher contou com a presença de autoridades e de dezenas de pessoas. Fotos: Volmer Perez (Secom)

O prefeito Fernando Marroni ressaltou a luta das mulheres pelotenses, que há muito tempo reivindicam seus direitos e enfrentam as desigualdades e a violência. Ele enfatizou que o governo está pronto para estar ao lado delas, oferecendo apoio e comprometendo-se com a busca por um futuro mais justo e igualitário. 

“Contem com o nosso governo como um todo, porque essas políticas são transversais. Nós precisamos de muita união, muita integração, pra que a gente possa vencer esses desafios".

Prefeito Fernando Marroni garante prioridade e atenção do governo com a pauta. Foto: Volmer Perez (Secom)

O chefe do Executivo garantiu que não faltarão recursos para áreas prioritárias e que tratam diretamente com a vida da população. 

“Mesmo com o déficit orçamentário do município, não faltarão recursos para as políticas públicas de educação, saúde, segurança, de igualdade racial, assistência e para as mulheres. Essas pautas são prioritárias do nosso governo. Nós podemos deixar de fazer algum investimento, mas nós não podemos deixar de cuidar da vida das pessoas”*, finalizou o prefeito. 
Vice-prefeita destaca o momento importante para a luta das mulheres. Foto: Volmer Perez (Secom)

A vice-prefeita Daniela Brizolara falou da importância deste momento para Pelotas e, principalmente, para as mulheres. 

“Hoje, mais do que nunca, com a inauguração do novo espaço da Secretaria de Políticas para as Mulheres, estamos iniciando um novo capítulo em nossa cidade. Por meio desta secretaria, buscamos implementar políticas de proteção, prevenção, criação de oportunidades e oferecimento de orientações para as mulheres. O meu maior desejo é que nossa cidade seja cada vez mais acolhedora e que cuide das nossas mulheres”, concluiu a vice-prefeita. 
Secretária de Governo participou da inauguração e relembrou sua trajetória de luta pelo fim da violência. Foto: Volmer Perez (Secom)

A secretária Geral de Governo Miriam Marroni falou sobre a luta das mulheres, o desafio de diminuir a violência de gênero e o desejo de Pelotas ser destaque nacional em políticas públicas na pauta. 

“Este governo enfrenta um grande desafio, mas estamos determinados a ir além. Queremos, de fato, acompanhar e apoiar essas mulheres. Hoje, a secretaria é uma realidade concreta: com equipe, estrutura e recursos adequados. Parabéns a todas que, há muito tempo, lutam por este espaço. Agora, a política de defesa e igualdade de gênero ganha força em Pelotas”, afirmou Miriam. 
A anfitriã, Marielda Medeiros, citou mulheres que fazem parte da luta pelas mulheres. Foto: Volmer Perez (Secom)

A secretária da Mulher, Marielda Medeiros, destacou a honra de estar à frente da pasta e da felicidade de ter mulheres lutadoras neste momento importante para as políticas públicas da Mulher. 

“Reafirmo minha honra de estar à frente da Secretaria de Política para as Mulheres. Essa é uma conquista histórica dos movimentos políticos organizados de mulheres que acreditaram, ousaram e trilharam diferentes caminhos para chegarmos até aqui. A secretaria será um espaço que nos permitirá construir instrumentos que reconheçam as diferentes faces, a diversidades e as identidades das mulheres da nossa Princesa do Sul", conclui a gestora da pasta.
Myryam retorna à coordenação do Cram e destacou a importância do momento. Foto: Volmer Perez (Secom)

A coordenadora do Cram, Myryam Viegas, expressou seu agradecimento pela sensibilidade do governo, ressaltando a relevância da criação da Secretaria da Mulher e a ampliação do espaço destinado ao Cram. 

“Este olhar diferenciado do governo para as políticas das mulheres é fundamental para o fortalecimento, ampliação e qualificação do Cram. Que seja um espaço de acolhida e faça a diferença na vida de todas que assim desejarem e necessitarem”, finalizou. 

Participaram do ato, as secretárias de Assistência Social, Raquel Nebel, de Administração e Recursos Humanos, Carla Cassais, de Saúde, Ângela Vitória, de Educação, Nailê Pinto, de Cultura, Carmen Vera Roig, de Habitação, Marta Rosa, os secretários de Segurança Pública, Márcio Medeiros, de Igualdade Racial, Júlio Domingues, de Urbanismo, Otávio Peres, a diretora-presidente da Coinpel, Marlise Sinigaglia, os diretores-presidentes da Eterpel Afrânio Ávila e do Sanep, Ellemar Wojahn, os vereadores Ivan Duarte (PT) e Fernanda Miranda (Psol), e demais representantes de entidades de classe e instituições públicas. 

Os serviços

O Cram integra serviços de prevenção e proteção às mulheres, oferecendo acolhimento, acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica, com o objetivo de fortalecer a autoestima, promover a autonomia das mulheres e ampliar sua compreensão sobre as relações de gênero. 

A secretaria é responsável pela formulação, coordenação, execução e acompanhamento de políticas e diretrizes de garantia dos direitos das mulheres, bem como a elaboração de campanhas educativas e antidiscriminatórias e da implementação de legislação sobre ações afirmativas de igualdade de gênero e de combate à discriminação.

Carregando 0%
Carregando 0%