ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Investimentos do Monumenta elevarão nível do centro cultural de Pelotas

Por Divulgação 10-01-2002 | 00:00:00

   A Prefeitura de Pelotas vai realizar a recuperação de prédios históricos com investimentos provenientes do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura. Receberão verbas para restauro, recuperação e reconstrução 10 prédios do entorno da Praça Coronel Pedro Osório e mais o Chafariz da própria Praça, que é a primeira construção a ser recuperada e restaurada. O critério do Monumenta para o investimento em reconstrução e restauro, que é de R$ 10 milhões para Pelotas, é a construção ser tombada ou destacada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).
   A boa notícia foi dada pela secretária de Cultura, Renata Requião, após reunião com o coordenador geral do programa Monumenta, Pedro Taddei. Entram neste programa, além do Chafariz, os Casarões 02, 06 e 08, o Teatro Sete de Abril, a Biblioteca Pública, o Mercado Público, o prédio da Prefeitura, e a atual Secretaria de Finanças.
   De acordo com a coordenadora do projeto Monumenta em Pelotas, Carmem Vera Roig, estas construções, restauradas e recuperadas, devem se auto-sustentar, tornando o sítio histórico da Praça Coronel Pedro Osório um local de geração de investimentos, com grande atrativo comercial e cultural. Para tanto, para cada prédio – dos que não possuem função específica, como é o caso do Casarão 08, por exemplo – está sendo pensada a aplicação de alguma atividade comercial e cultural, valorizando o espaço dentro do município, dentro do centro histórico e garantindo a sustentabilidade dos investimentos.
   CASARÃO 02, 06 E 08 – estas construções (tombamento federal) datam de 1880, aproximadamente, e foram feitas por charqueadores, famílias tradicionais pelotenses e políticos. Exemplares do estilo eclético, são fundamentais para a cultura arquitetônica do Brasil, tendo raros e requintados adornos, complementos e decoração. Deverão abrigar, respectivamente, docerias, livrarias, cafeterias e salas de exposição; shopping de antiquários; e salas de cinema, um memorial do município e a Secult, esta atualmente instalada no Casarão 06.
   TEATRO SETE DE ABRIL – mais antigo teatro em funcionamento no país, o Sete de Abril, todo em estilo neoclássico, fundado em 1831 e tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, recebeu reformas recentemente, sendo agora administrado pela Secult e palco de vários projetos de música, teatro e dança, além de espaço de discussões sobre arte e outros assuntos.
   MERCADO PÚBLICO – (tombamento municipal) construído em 1849, em estilo neoclássico, possui torre (a torre do relógio) importada de Hamburgo, na Alemanha, e que imita a Torre Eifell. Atualmente local de comércio variado, deverá ser reestruturado para que sejam mantidas suas características culturais e históricas, sem que, porém, saiam prejudicados seus comerciantes e prestadores de serviços mais tradicionais.
   SECRETARIA DE FINANÇAS – ainda em inventariado, o prédio da secretaria, datado de 1926.
   Carmem Vera destaca a importância da conquista dos investimentos do Monumenta para a cidade, principalmente porque apenas Pelotas e Porto Alegre conseguiram estas verbas. De acordo com ela, Antônio Prado não conseguiu vencer as etapas requisitadas no projeto. Os responsáveis pelo Monumenta em Pelotas fizeram recente parceria com a Escola de Arquitetura da Universidade Federal, com a Escola de Engenharia da Universidade Católica e com o Sinduscon para a promoção de um curso de capacitação de mão de obra para os trabalhos de recuperação dos prédios que fazem parte do Programa.

Carregando 0%
Carregando 0%