Secretaria de Saúde ainda mantém 82 prováveis quadros de infecção em investigação
Por Tânia Magalhães 23-05-2025 | 11:45:04
Pelotas registra mais um caso de dengue, confirmado no período de uma semana. Às 10h04min desta sexta-feira (23), de acordo com boletim liberado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, o município contava com 32 pacientes infectados pelo vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegytpi. A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca que 82 prováveis ocorrências estão em investigação. Continua a recomendação para que a população colabore, praticando cuidados especiais nas residências para eliminar ambientes propícios para formação de focos;
Na semana passada, a informação dava conta de 16 casos importados, referentes a pessoas do município que viajaram a outras localidades e, no retorno, estavam infectados pelo vírus. Nesta semana, houve um ajuste e o esse número baixou para 15, já que um dos pacientes infectados não havia viajado, passsasndo a ser computado como local.
Nas últimas semanas, quando ocorreu aumento significativo de casos importados, a Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) somou-se à campanha de prevenção contra a dengue. Nos guichês de venda de passagens, passou a ser disponibilizado material informativo sobre a doença, o ciclo do mosquito e práticas para eliminar o Aedes. A Saúde alerta que é importante os viajantes vestirem roupa com mangas compridas e utilizar repelente na pele nos locais aonde forem se hospedar, evitando picada do inseto.
Na cidade, o Fragata continua registrando o maior número de focos confirmados pelos agentes de endemias da SMS. Foram encontrados 557 de janeiro a maio deste ano. O bairro Três Vendas apresentou 283, o Centro 133, o Areal 88, Barragem 61, o Laranjal 35, e o São Gonçalo 31, perfazendo 1.188 focos.
- Total de notificações: 342
Janeiro - 52
Fevereiro - 58
Março - 59
Abril - 87
Maio – 86
- Notificações residentes em Pelotas: 321
- Notificações residentes de outros municípios: 21
- Casos confirmados: 32
Pelotas: 17
Importados: 15
Óbitos: zero
Hospitalizados: zero
Casos descartados: 228
Casos em investigação: 82