ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Mário Filho recebe pacientes em processo de reintegração social

Por Divulgação 23-01-2002 | 00:00:00

  O prefeito em exercício Mário Filho recebeu ontem (23) em seu gabinete , duas pelotenses, internas do Hospital Psiquiátrico São Pedro que estão em processo de transição para reintegração social.
  Zilá Barbosa da Silva e Maria Elizabete Gonçalves, vieram à Pelotas acompanhadas da residente do hospital, Simone Meyer. Durante a estada na cidade foram recepcionados pela médica psiquiatra Maria Fernanda Dias e as assistentes sociais Vera Garcia e Raquel Giehrke que monitoram a visita.
  “Estamos voltando”, disse Zilá ao entrar no gabinete do prefeito, mostrando satisfação ao rever pontos da cidade como a Praça Coronel Pedro Osorio que segundo ela está muito bonita.
  “Este projeto de inclusão social resgata não só a cidadania, mas a pessoa humana”, disse Mário Filho. Segundo ele este é um método já comprovado de eficiência no mundo inteiro, que mais do que render prêmios à Prefeitura, está resgatando nessas pessoas a alegria da volta ao convívio dos familiares e da comunidade.
  Segundo a médica Fernanda Penkala Dias, a SMSBE está estruturando o Serviço Residencial Terapêutico para atender esses pacientes que querem voltar à Pelotas e terem contato com os familiares, mas que ao mesmo tempo precisam seguir o tratamento. Em Pelotas um Projeto Piloto já acontece no Albergue de Pelotas, onde desde o ano passado funciona o serviço residencial terapêutico para pessoas que moram naquele local.
  Ontem as visitantes estiveram conhecendo o CAPS Baronesa e o CAPS Centro, além de passeio à lugares característicos da cidade e alguns parentes que foram localizados. Hoje (24) está prevista a visita aos CAPS Virgílio Costa e do Castelo Simões Lopes. O grupo em processo de transição é formado por dois homens e duas mulheres, dos 27 pelotenses internos do Hospital São Pedro. Na maioria são pessoas que nas décadas de 50, 60 e 70, foram abandonados tanto pelas famílias como pela sociedade e agora integram as políticas de saúde mental, que é reconhecida como modelo de tratamento humano e cidadão ao portador de sofrimento mental.

Carregando 0%
Carregando 0%