ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Marroni busca recursos em Brasília

Por Divulgação 16-10-2001 | 00:00:00


    O prefeito Fernando Marroni, participa  hoje(16),  juntamente com o vice-governador Miguel Rosseto, o secretário estadual de interior, Dirceu Lopes, representantes da Famurs e AGM, prefeitos de cidades atingidas pelo tamporal e deputados gaúchos, em Brasilia, de audiência e contatos com o objetivo de buscar recursos para recuperação dos danos causados pelos temporais no Estado.  
    Além de Pelotas, que foi intensamente atingida pelo temporal, várias cidades gaúchas também encontram-se em situação de emergência. Em algumas delas, como Pelotas, os danos foram causados pelos fortes ventos e  em  outras, pelas enchentes, caso dos municípios da região norte do Estado.
    Serão mantidas audiências em vários ministérios, buscando a liberação de emendas do orçamento da União. O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, vai procurar viabilizar a liberação de recursos para a Fábrica de Gelo e Patrulhas Agricolas, relacionadas a Colônia de Pescadores Z3 e a Zona Rural.  “A liberação destes recursos é muito importante para minimizar o impacto causado pelas perdas dos pescadores da Z 3 e os produtores de morango e pessego na Zona Rural, com o temporal da semana passada”,  afirma Marroni.
    O prefeito entregará o relatório da avaliação de danos ocasionados pelo temporal no município às autoridades em Brasília,  visando a ajuda financeira da união para a reconstrução das áreas atingidas.
    Outra importante agenda do prefeito Marroni é o lançamento oficial da versão final do Projeto Fome Zero, que será realizado hoje (16), no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. Esse projeto foi amplamente debatido no país através de seminários e reuniões técnicas, que contaram com a participação de mais de mil pessoas incluindo especialistas e lideranças populares envolvidos na luta contra a fome. O principal objetivo é o de tornar o Projeto Fome Zero um instrumento efetivo de combate à fome, possibilitando  uma efetiva segurança alimentar no país.
    O prefeito de Pelotas também vai acompanhar a votação no Congresso Nacional, que institui a taxa de iluminação pública. Esta taxa será instituida já que os municipios não possuem verbas especificas para custeio destas despesas.
    Amanhã (17), Marroni, juntamente com vários prefeitos do Brasil, e representantes da Frente Nacional de Prefeitos, Famurs, e Confederação Nacional dos Municípios, irá acompanhar a votação da emenda de privatização do sistema de saneamento. Os prefeitos tentarão convencer os parlamentares de que a votação deste projeto é inadequada, pois as perdas para a população brasileira serão muito grandes.

Carregando 0%
Carregando 0%