9º distrito de Pelotas conta com cinco empreendimentos para atrair visitantes e vai sediar a 2ª Festa Municipal do Morango
Por Tânia Magalhães 02-11-2018 | 16:12:04
Campings, pousadas, piscinas, açudes, churrasqueiras, praças, gastronomia e outros atrativos estão inseridos com capricho em pontos privilegiados pela natureza no Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. Os empreendimentos turísticos da localidade são fruto da vontade de famílias que acreditaram nas potencialidades da zona rural e que acabaram preparando cantos e recantos especiais para receber os visitantes que buscam descanso, tranquilidade e lazer em meio a ricas e diversificadas paisagens. Monte Bonito é um distrito de fácil acesso, pela BR 392, à direita sentido Pelotas/Canguçu. A Administração Distrital, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), é atuante na manutenção da localidade, dedicando especial atenção às estradas.
“Monte Bonito é tradicionalmente reconhecido como área de potencialidades e vocação turística. Está pronto para receber as pessoas e promover a integração das zonas rural e urbana”, afirma o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
Pelotas realizará, pelo segundo ano consecutivo, a Festa Municipal do Morango. O distrito escolhido é Monte Bonito, Comunidade Redentor, Estrada da Gama, nos dias 10 e 11 deste mês.
“O 9º distrito é uma das regiões produtoras de morango na zona rural de Pelotas. Priorizamos organizar a Festa em local próximo ao centro urbano, já que um dos objetivos é integrar as populações da Colônia e da cidade. Lá, encontramos a infraestrutura adequada para a montagem do aparato necessário para o evento”, afirma Seidel.
Além de aproveitar a festa, o visitante poderá conhecer conhecer os empreendimentos turísticos próximos e programar seus futuros passeios.
À distância de 4,5 quilômetros da BR 392, Km 83, a Pousada do Monte está à disposição do público com cinco casas mobiliadas com acomodações para até seis pessoas. Cada uma tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de televisão, lareira, fogão, geladeira, louça, gás, roupas de cama e outros utensílios necessários.
Nem só quem pretende pernoitar pode aproveitar o local. É possível passar o dia ao ar livre. Há churrasqueiras nos bosques, piscina, trilha ecológica, açude e sanga para pescarias. O empreendimento é de Rogério Lemos de Pinho e é mantido aberto durante todo o ano. As visitas são feitas mediante agendamento pelos telefones (53) 3277.3077, 98111.4005 (WhatsApp) ou 98467.4005. As diárias para as casas são cobradas por casal e mais taxas separadas para acompanhantes. Visitas durante o dia, na área externa, possuem preços diferenciados. Em 1907, família de portugueses fixou-se nas terras onde está localizada a Pousada do Monte. A atividade praticada era apenas comercial e foi repassada a descendentes. Com o tempo, o senhor Olívio, pai do atual empreendedor Rogério, teve a ideia de aproveitar a beleza do lugar para o ramo turístico. Assim, a Pousada foi aberta em 1997. O proprietário tem planos de montar um museu, na casa de origem, com peças do acervo familiar.
Desde 2005, o Sítio Águas Claras está aberto para o turismo, como espaço de lazer, descanso e diversão para famílias ou grupos que querem espairecer ao ar livre. Salão para eventos e pousada estão em construção, para atender ainda melhor aos interesses diversificados do público.
As visitas ao Sítio devem ser agendadas pelo telefone (53) 99989.9566. O local de estar, aberto durante todo o ano, abriga uma série de recantos que guardam certo misticismo e energia. Os passeios são guiados e os anfitriões contam a origem e a simbologia de pontos específicos, entre os quais se incluem um calendário solar, um anelema e um jardim zen. Águas Claras possui um labirinto inspirado no mesmo traçado do que existe na Catedral de Chartres, na França. Nele, há um único caminho que conduz ao centro, e quem o atinge pode certificar-se do eco de sons e vozes emitidos daquele ponto, além de uma energia “diferente”. A propriedade é de José Bruno Chies. Sua filha, Andréa, é parceira no acompanhamento dos visitantes pelos sete hectares de terras (em meio a 34) preparados para os turistas. Nos bosques, há açudes, churrasqueira coberta, banheiros com acessibilidade, espaços de lazer, casa na árvore e outros atrativos que a natureza, cuidada com dedicação, pode oferecer ao público, seja somente para famílias, seja para eventos.
Vizinho ao Águas Claras, o Sítio Panamar, além das belezas naturais, conta com ambientes próprios para quem deseja passar o dia ao ar livre com opções de diversão, esporte, lazer, descanso e gastronomia. O Sítio é de propriedade de Javier Méndez, que adquiriu as terras há 53 anos e, nelas, reside há 16 anos. O local está à disposição dos visitantes aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 19h. É cobrada taxa por pessoa.
Panamar, além de churrasqueiras, piscina, praça com brinquedos, cancha de bocha, campo de futebol, banheiros, mesas com ou sem cobertura nos bosques, trilha ecológica, área para estacionamento e açude, conta com aves exóticas para serem conhecidas e apreciadas pelos turistas. Entre elas, sebrigth dourada e prateada, faisões dourado e prateado, cochin azul e pavão. Para saborear o café colonial do Sítio Panamar é necessário agendamento para sábados e feriados. Aos domingos, sempre é oferecido. Contatos pelo telefone (53) 3377.3468. A temporada de piscina é aberta em novembro.
O Recanto Cristão Pedacinho do Céu oferece áreas de camping e pousada, e está localizado à distância de seis quilômetros do Centro de Eventos Fenadoce, com acesso pela BR 392. No km 13, sentido Pelotas/Canguçu, o visitante deve entrar à direita, na Estrada da Gama, para chegar ao seu destino. O empreendimento de Marlene Gauger Ney conta com alojamentos para pernoites, com cozinhas equipadas, salas e banheiros. As instalações são disponibilizadas durante todo o ano. De abril a fim de setembro, a pensão é completa, incluindo café da manhã, almoço e janta. De outubro a fim de março, não são oferecidas refeições.
O local é próprio para famílias ou grupos (religiosos ou não). A única restrição é o consumo de bebidas alcoólicas. No mais, é permitido aproveitar as churrasqueiras ao ar livre, cobertas ou não, os diversos ambientes projetados em meio à natureza, a piscina, o salão de reuniões e festas, as mesas de jogos, a praça e o campo de futebol. Na área, há uma igreja evangélica. O Pedacinho do Céu tem cantina com conveniências, lanches, salgadinhos, refrigerantes, sorvetes, guloseimas e artesanato. Contatos para reservas pelos telefones (53) 3025.1590 ou 98417.7077.
Com acesso pelas rodovias 392 ou 293, a Camping Passo dos Carros reúne atrativos muito procurados para o descanso e lazer do dia. Banhada pelo arroio Moreira e com sombras produzidas pelas árvores da mata, a área conta com mais de cem churrasqueiras ao livre, além da coberta, mesas e bancos. Um dos pontos altos do Passo dos Carros é o acesso, por escadas, às águas do arroio, liberado para banho. O proprietário Araci Camelato está sempre atento à manutenção do local e de toda a estrutura para bem receber os visitantes.
O Camping permanece aberto durante todo o ano, das 8 às 21h, aos fins de semana e feriados. Na temporada – meses de dezembro, janeiro e fevereiro -, funciona diariamente. O empreendimento conta com mesas de jogos, banheiros e copa/bar com conveniências e lanches aos fins de semana e feriados. No local, há três casas para hospedagem. Uma delas acomoda até dez pessoas. As outras, até oito. É preciso fazer reserva pelo telefone (53) 3274.4579 ou 99994.4076. Para passar o dia, não é necessário agendamento e o ingresso é cobrado por pessoa. Crianças menores de dez anos não pagam.