Servidores da administração direta da Prefeitura poderão suspender por mais dois meses parcelas de empréstimos consignados
Por Micael Carvalho 05-06-2024 | 12:11:23
A fim de minimizar os impactos causados pela crise climática, a Prefeitura de Pelotas e o Banrisul atualizaram, nesta quarta-feira (5), o termo de compromisso que prevê a suspensão na cobrança de parcelas de empréstimos consignados de servidores municipais, descontados em folha de pagamento. No fim do mês passado, a iniciativa já permitia a suspensão das cobranças pelo prazo de quatro meses, mediante uma repactuação com pagamento do valor desse período em até 36 vezes, acrescido dos encargos. A atualização, que amplia em mais 60 dias a concessão da carência, não refere-se mais à repactuação como uma nova operação, mas sim à prorrogação do contrato vigente.
A suspensão das operações de crédito consignado em seis meses será automaticamente aplicada aos servidores municipais. Quem optar por não aderir ao adiamento das parcelas, deve manifestar a não aceitação, até o dia 12 de junho, através do aplicativo da instituição bancária. De acordo com a proposta, o Banrisul irá realizar a suspensão das cobranças de empréstimos autorizados para desconto em folha nos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2024.
Os juros do parcelamento serão diferidos e diluídos em todas as parcelas no período do contrato, permanecendo a mesma quantidade de parcelas, bem como as demais condições da operação, como garantias e seguros. O valor da parcela será alterado em função dos juros do período da carência. As parcelas voltarão a consignar a partir da folha de novembro de 2024.
No aplicativo do Banrisul, o servidor deve acessar a aba “Empréstimos”, clicar na opção “Reconstruir RS” e, posteriormente, acessar o ícone “Crédito Consignado Municipal”, selecionando se deseja ou não a adesão da operação.