Idealizado pela Sarh, o curso de acolhimento de pessoas em prestação de serviço à comunidade contou com a presença da prefeita Paula na abertura
Por Marina Amaral 18-09-2023 | 18:33:51
A Prefeitura de Pelotas promoveu, nesta segunda-feira (18), a capacitação para o acolhimento de pessoas em prestação de serviço à comunidade. Em parceria com o Poder Judiciário, o curso, idealizado pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), é ligado ao programa de acolhimento de pessoas que cumprem penas alternativas e cada Secretaria terá um supervisor que irá acolher e monitorar os prestadores. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou a abertura.
“Nós acreditamos que o ser humano pode superar seus erros e, no caso de cometer crimes e delitos, na ressocialização. É muito difícil fazer isso sozinho e, por isso, a sociedade e o poder público precisam estar juntos e abrir portas para a reintegração. Termos a possibilidade de receber profissionais para realizar serviços à comunidade beneficia o cidadão que precisa cumprir a pena alternativa e a população que receberá o serviço”, avaliou a gestora.
O titular da Sarh, Matheus Castilho, explicou que a capacitação tem como um dos principais objetivos ensinar o não julgamento e o acolhimento dos prestadores. A contratação terá duplo efeito - “de prestar atividades de excelência e com zelo e de retornar à sociedade com sensação de pertencimento e de reintegração social, por meio do acolhimento”, disse o secretário.
As penas alternativas surgiram no final do século passado e se configuram como tema de extrema relevância, conforme destacou o juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de Pelotas, Felipe Valente Selistre. “A prestação de serviço à comunidade é uma forma relevante de ressignificar e colocar a pessoa novamente na sociedade, para que ela possa fazer algo válido para a comunidade e para ela própria”, afirmou.
A capacitação contou com as palestras da psicóloga da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Renata Bauer, e das técnicas superiores penitenciárias, a assistente social Alessandra Silva e a psicóloga Mônica Cunha.
Também estiveram presentes na atividade o vice-prefeito Idemar Barz, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, o procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, o delegado da 5° Delegacia Penitenciária Regional, Thalison Crizel, e profissionais e servidores da administração pública municipal.