Cronograma continua em andamento, além das atividades de melhorias em locais danificados pelas chuvas da última semana
Por Tânia Magalhães 15-04-2025 | 13:12:44
Neste ano, distritos da zona rural já receberam serviços de manutenção da infraestrutura, com a realização de mutirões sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura. As atividades continuam em andamento no 5º distrito, Cascata, e estão se iniciando no 7º, Quilombo. As principais estradas dos demais, já concluídas de acordo com o cronograma, passam a receber reparos em trechos danificados pelas intensas e constantes chuvas da última semana. Até o momento, aproximadamente 400 quilômetros viários foram beneficiados com colocação de cascalho, patrolamento, abertura ou aprofundamento de valetas, drenagem e roçado. Cerca de 70 pontos de iluminação pública tiveram reposição de luminárias. Dez pontes de madeira foram reformadas e construída uma nova.
“Priorizamos as estradas principais do escoamento das produções do interior, além das que fazem parte do itinerário do transporte coletivo e escolar. Esse critério é o que atende o maior número de pessoas. A SDR teve que fazer pausas no cronograma de mutirões previamente estabelecido, devido à ocorrência de instabilidade climática, que inviabiliza a realização dos serviços. Também enfrentamos situações de consertos do maquinário. No entanto, mesmo com os fatores adversos, estamos cumprindo o propósito de promover melhorias em todos os distritos”, comenta o secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Schmidt.
O Município construiu, neste ano, uma ponte nova – ponte do Moinho, no 6º distrito, Santa Silvana. Dez travessias de madeira foram reformadas no perído. São a ponte Orlando Scherer, 3º distrito, Cerrito Alegre; ponte do Corredor do 8º distrito, Rincão da Cruz; ponte da Colônia Francesa, 7º, Quilombo; ponte do Bedhun, 4º, Triunfo; ponte da estrada do Moinho, 6º, Santa Silvana; ponte da Michaela, 5º, Cascata; ponte Campo dos Sonhos, 5º; ponte Ingo Wegwe, 6º; ponte Santa Eulália, 5º; e ponte Pulo Pich, 7º distrito.
Segundo o secretário Anderson Schmidt, os serviços de manutenção da infraestrutura rural prosseguirão com frentes de trabalho atuantes, com o objetivo de facilitar os deslocamentos dos moradores e visitantes. As prioridades de atendimento pós-mutirão em cada localidade são levantadas pelas próprias administrações distritais.