Secretarias de Igualdade Racial e de Políticas para as Mulheres avaliaram a mobilização de maneira positiva
Por Daniel Silveira 05-08-2025 | 15:13:26
As secretarias municipais de Igualdade Racial (SMIR) e de Políticas para as Mulheres (SMPM) avaliaram como bem sucedida a execução da programação do Julho das Pretas. O evento, realizado no transcorrer do mês passado, contou com ampla e diversificada programação e se consolidou como espaço de visibilidade e fortalecimento das pautas antirracistas e feministas no município.
A iniciativa anual busca chamar a atenção da comunidade para a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado a cada 25 de julho. Para as secretarias, um dos aspectos fundamentais para o sucesso do evento foi a mobilização ampla, com a participação de 19 representações entre poder público, movimentos sociais, ativistas e entidades da sociedade civil.
A partir dela, foi possível projetar o calendário de atividades, com diversidade e acessibilidade, sem a sobreposição de eventos. Durante as reuniões, também foram discutidas e definidas a identidade visual do evento, estratégias de divulgação e a elaboração de um calendário coletivo.
Desta forma, o Julho das Pretas se configurou como um mês de reflexões, ações afirmativas e valorização da luta das mulheres negras. Dentre as atividades propostas, podem ser destacadas o lançamento do Painel “Mulheres Negras na História de Pelotas: Princesa Preta do Sul”; exposição “Pretas que educam, lutam e inspiram”; Marcha de Mulheres Negras da Região Sul; ações do Ciclo Permanente de Atividades de Educação Antirracista/UFPel; roda de conversa “Epistemologias ancestrais de mulheres quilombolas”; espetáculo Zaze-Zaze: uma festa para Vavó; V Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres; III Conferência Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial; e roda de conversa Sankofar, voltar à origem: as contribuições de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva nos alicerces da educação antirracista no Brasil, entre outras.
Também participaram das reuniões organizativas, representantes do Coletivo Hildete Bahia (UFPel), Neabi IFSul/CAVG, UCPel-Neeprer, Odara (UFPel), Condim, CBTT, CMPTerPel, GAMP, Secretaria Municipal de Educação e Universidade Federal de Pelotas.