ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Parada do Orgulho LGBT lota avenida Bento Gonçalves

Por Divulgação 18-10-2009 | 01:00:00


Milhares de pessoas de todas as idades e orientações sexuais estão participando, desde às 15h (18), da 9ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), no Centro de Pelotas. Grupos de amigos, casais de namorados e, inclusive, famílias inteiras se juntaram na avenida Bento Gonçalves para assistir a mais de vinte shows de drag queens, travestis e go go boys, entre outros performers, e prestigiar a festa em prol da diversidade. A Brigada Militar estima que durante as sete horas de festa, que deve estender-se até as 22h, devem passar pela avenida entre 40 e 60 mil pessoas. O vice-prefeito Fabrício Tavares esteve na abertura da Parada que, este ano, trata da Inserção da Comunidade LGBT no Mercado de Trabalho.

“Tavares e os vereadores Eduardo Leite e Eduardo Macluf asseguraram que a atual administração estará comprometida com políticas públicas voltadas à comunidade LGBT. É muito gratificante que a comunidade pelotense tenha vindo em peso e o melhor de tudo é a paz do público, é ver que todos se divertem com tranquilidade, sem conflitos”, disse a coordenadora do Programa DST/HIV/Aids, Cláudia Berardi. Ao longo da tarde seriam distribuídos mais de 20 mil preservativos e 2,4 mil unidades de gel lubrificante.

Um dos pontos altos da festa aconteceu às 17h, quando subiu ao palco a atriz e ex-participante do Big Brother Brasil 8,Thalita Lippi. Animada, Thalita chamou o público para dançar e brincar. Por voltas das 18h, começou o desfile de trios elétricos pela avenida.

A garçonete Andréia Oliveira, que mora em Pelotas há 15 anos, garante que não perde uma edição da Parada e este ano levou os dois filhos pequenos, o cunhado e alguns amigos para assistirem aos shows transformistas. “Graças a Deus no meu ramo de trabalho não existe preconceito com relação a diferentes orientações sexuais, mas a gente sabe que ainda existe muito. É muita ignorância”, comentou Andréia, sobre o tema deste ano.

Na abertura, a cantora pelotense Simone Passos entoou o Hino Nacional. Entre os artistas, apresentaram-se Tina Barbieri (Curitiba), Savana Bier (Pelotas) e Letícia Dumont (POA). Os go go boys Os tigrões, de Viamão, arrancaram suspiros da plateia.

Na quarta-feira haverá uma reunião de avaliação do evento com todos os envolvidos na organização da Parada, entre eles a Prefeitura de Pelotas, através das secretarias de Saúde (SMS), de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT), de Turismo, Esportes e Lazer (STE) e Sanep, as ONGs Associação Pelotense da Comunidade LGBT, Grupo Também, Grupo Vale a Vida e Grupo Gesto, além de Ricardo Santos e Maicon Nachigall, representantes da comunidade LGBT.

Carregando 0%
Carregando 0%