ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Parceiros lutam contra abusos de crianças e adolescentes

No sábado (18), SAS, Comdica e Sest/Senat distribuíram materiais e conversaram com população sobre violência sexual

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 20-05-2019 | 12:00:38

A manhã desse sábado (18) foi de trabalho pela conscientização da população de Pelotas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Equipe da Secretaria de Assistência Social (SAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e Sest/Senat estiveram no entorno chafariz do Calçadão, e em vários pontos do centro da cidade, conversando com a população sobre a responsabilidade de todos na proteção.

Objetivo: crescimento livre da violência e da exploração sexual – Fotos: Divulgação

O objetivo da ação, realizada em todo o País, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente o de crescerem saudáveis e livres do abuso e da exploração sexual.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio foi escolhido porque, nesta data, há 46 anos, na cidade de Vitória no Espírito Santo, um crime chocou o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Trata-se de uma menina de 8 anos de idade, raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta. Até hoje, o crime permanece impune.

Fotos: divulgação

De acordo com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, no imaginário comum, o maior medo da violência sexual é aquele representado pelo estupro que ocorre na rua, cometido por desconhecidos. Estatisticamente, no entanto, a maior parte dos abusos sexuais são cometidos por conhecidos acima de quaisquer suspeitas, com quem a criança, adolescente ou família possuem relação de confiança. Ou seja, a violência sexual ocorre dentro de casa e não existe um perfil facilmente identificável de quem a comete.

Por isso, a campanha convoca a sociedade a conversar principalmente com crianças e adolescentes, incluindo-os como atores de autoproteção e, consequentemente, instruindo meninas e meninos com os conhecimentos e ferramentas necessárias para realizar a denúncia, caso se tornem vítimas. É importante entender sobre o assunto para conseguir debater e romper o ciclo de violência.

O Disque 100 recebe denúncia de violência e funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita e anônima, de qualquer telefone fixo ou celular.

Tags

18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e A, crianças e adolescentes, violência sexual, abuso sexual, exploração sexual

Carregando 0%
Carregando 0%