ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Paula acompanha retomada do projeto "O Trânsito e Eu"

Iniciativa envolve Prefeitura, Instituto Renault e a Ecosul para oferecer educação de trânsito aos estudantes do município

Por César Soares 25-05-2022 | 14:04:47

A educação para o trânsito seguro junto às escolas da rede municipal ganha um importante reforço. Uma parceria entre a prefeitura de Pelotas, o Instituto Renault e a Ecosul, retomou nesta quarta-feira (25), as ações do projeto "O Trânsito e Eu", com aulas práticas na minicidade construída para crianças, depois de mais de dois anos suspenso devido à pandemia. A inauguração da nova pista, na sede administrativa da concessionária na BR 116, foi acompanhada pela prefeita Paula Mascarenhas, que salientou a relevância da iniciativa.

Reinauguração da minicidade do programa "O Trânsito e Eu". Fotos: Gustavo Vara.

Segundo a gestora, esse projeto vem se somar ao foco do seu segundo mandato à frente do Município, as crianças, sobretudo a Primeira Infância, e também a segurança pública.

 "Essa iniciativa une as duas coisas: segurança no trânsito e segurança pública. Sabemos disso, infelizmente o trânsito é um setor, no Brasil, em que há violência. Esse trabalho é para mudar a cultura da violência no trânsito, deste trânsito pouco sensível, pela educação das gerações futuras. Educar para o trânsito é educar para a vida”, avaliou Paula, que agradeceu a parceria das instituições.

Para o superintendente da Ecosul, Fabiano Medeiros, a retomada do projeto era muito aguardada por todos. "Esse projeto é motivo de orgulho para nós, porque associa a segurança no trânsito e a educação para as crianças, que é ponto para transformação do futuro. Depois de mais de dois anos parados, estamos de volta e em grande estilo com essas grandes parcerias", disse, destacando ainda a importância de estimular cada vez mais a formação dos futuros motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Também acompanharam o ato, o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz; o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado; a comandante da Guarda Municipal, Cíntia Aires, e o vereador Paulo Coitinho (Cidadania). 

Crianças aprendem sobre trânsito, na prática. Foto: Gustavo Vara.

Como funciona

A pista com a minicidade está instalada dentro do pátio do centro administrativo da concessionária, próximo a Praça de pedágio do Retiro, e agora conta com seis minicarros elétricos doados pelo Instituto Renault (representado em Pelotas pela concessionária Renault Nissul), que também oportunizou uma formação para 20 professores da rede pública municipal. Por meio da iniciativa, as crianças recebem as instruções teóricas nas escolas, com materiais didáticos fornecidos pelo projeto, e depois são levadas até a pista equipada com os veículos e sinalização para praticarem o que aprenderam.

"O Trânsito e Eu"

A iniciativa é um programa global, Idealizado pelo Instituto Renault, com o propósito de sensibilizar e educar as crianças para convivência segura no trânsito. No Brasil, foi criado em 2012, e já capacitou mais de 260 mil alunos. Atualmente, a proposta tem o reconhecimento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), é voltada para crianças de 7 a 11 anos do Ensino Fundamental, e está presente de forma fixa em seis cidades do país, dentre elas Pelotas.

Tags

Pista, minicidade, Ecosul, programa "O Trânsito e Eu", educação para o trânsito, escolas da rede municipal

Carregando 0%
Carregando 0%