ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Paula e Azonasul buscam subsídio federal para crise dos hospitais

Comitiva esteve na capital gaúcha, nesta sexta-feira (20), em busca de soluções para a situação enfrentada pelos hospitais filantrópicos de Pelotas

Por Secom 20-10-2023 | 16:50:08

A prefeita Paula Mascarenhas, juntamente com os prefeitos da Azonasul e o presidente da Câmara Municipal de Pelotas, César Brisolara, entregou ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, a solicitação para que faça intermediação a fim de construir um plano de ação que evite o possível fechamento de leitos dos hospitais filantrópicos de Pelotas.

Imagens: Gustavo Azevedo

A comitiva, que esteve na Caravana Federativa promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e pelo governo federal, em Porto Alegre, foi atendida inicialmente pelo secretário de Comunicação Institucional da Secom, Maneco Hassen, o qual explicou os procedimentos necessários para que as solicitações tenham andamento dentro das estruturas federais.

Paula expôs a situação dos hospitais e destacou a necessidade emergencial de um subsídio, a fim de evitar o fechamento de leitos e garantir a permanência dos serviços que hoje atendem Pelotas e os demais municípios da região sul.

“Realmente a situação que nós estamos enfrentando é gravíssima. Nós temos a região mais dependente do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Rio Grande do Sul. Pelotas, somente considerando o período a partir da pandemia, já colocou em torno de R$16 milhões em incentivos, ou seja, somente em recursos extras para manter o funcionamento dos serviços. Todavia, diante da situação apresentada pelos hospitais, é preciso agora algum recurso emergencial. Ainda que a solução sustentável e definitiva exija um tempo maior, e nós entendemos que ela exigirá, nós precisamos, neste momento, de uma solução emergencial que evite o fechamento dos leitos”, explicou a chefe do Executivo Municipal.

Próximos passos

No encontro foi solicitado, ainda, que o governo federal intervenha, para que a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, atenda os prefeitos da Azonasul durante a reunião do conselho dos secretários municipais, a qual ocorrerá na cidade de Bento Gonçalves, nos próximos dias 30 e 31 de outubro.

Como encaminhamento na busca de soluções para a situação, a comitiva tentará agora uma aproximação com a bancada gaúcha no Congresso Nacional. A iniciativa visa angariar recursos de emenda parlamentar, para que os investimentos possam ser direcionados de forma emergencial para as contas dos hospitais filantrópicos, evitando, assim, o colapso no sistema de saúde de Pelotas e da região sul do estado.

A prefeita encaminhou, nesta sexta-feira (20), um ofício ao conjunto dos hospitais afetados pela crise. O documento reforça a articulação feita pelo Poder Público para que a situação seja mitigada e solicita que os leitos não sejam fechados.

Tags

Hospitais Filantrópicos, Azonasul, Governo Federal, Fechamento de Leitos

Carregando 0%
Carregando 0%