Atividade promovida pela Famurs reuniu representações de municípios da Azonasul, da Acostadoce e da Assudoeste
Por Micael Carvalho 20-02-2024 | 15:15:11
Durante a manhã e início da tarde desta terça-feira (20), a prefeita Paula Mascarenhas participou da 8ª edição da Missão Municipalista, atividade de integração promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento realizado na cidade de São Lourenço do Sul reuniu gestores das Associações dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), da Costa Doce (Acostadoce) e da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste).
Ao longo da programação, os painéis propostos abordaram temas como saúde, educação, infraestrutura e a condição das estradas da Zona Sul do Estado. Paula destacou a importância do encontro para aproximação dos municípios com a Famurs e para o compartilhamento dos desafios e demandas comuns da região.
“É muito importante para nós participarmos dessa Missão Municipalista, que por meio da Famurs, promove um debate importantíssimo entre os prefeitos e também proporciona esse diálogo entre as associações sobre os desafios que temos. Precisamos estar juntos para buscarmos mais oportunidades para os municípios. Em uma luta nacional, espera-se que os municípios tenham mais participação no bolo tributário, pois é nos municípios que as pessoas vivem”, afirmou Paula.
Com a previsão de realizar ainda mais quatro encontros, em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o projeto de interiorização da Famurs deve contemplar, ao todo, 28 associações regionais a fins de mapear demandas, identificar experiências positivas e impulsionar a qualificação da gestão municipal. O presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, explicou que um dos principais objetivos do evento é conhecer a realidade e as demandas de cada município, considerando a diversidade de características das regiões do Estado.
“A Famurs quer estar mais próxima dos municípios. Nós vivemos em um estado de diversas regiões, as quais possuem características, necessidades e matrizes econômicas diferentes, por isso é tão importante essa saída da sede para vivenciarmos o dia a dia e a realidade de cada uma de nossas cidades. É preciso dialogarmos sobre questões comuns e conhecermos as pautas das nossas regiões”, comentou o gestor.
Temas como as diretrizes da nova lei de licitações e as vedações previstas em lei perante o ano eleitoral também foram abordadas durante o encontro. A próxima edição do projeto Missão Municipalista deve ser realizada no final do mês de março, na cidade de Ijuí.