Gestora destacou o tema em audiência pública realizada pelo Governo do Estado, que faz a construção do Plano Estadual Pela Primeira Infância
Por César Soares 05-10-2023 | 14:30:31
A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz participaram da cerimônia de abertura da segunda audiência pública promovida pelo Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi) do Governo do Estado, na manhã desta quarta-feira (4), no auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas. Nessa edição do evento, que visa à implementação do Plano Estadual Pela Primeira Infância (Pepi), o foco esteve voltado às infâncias das comunidades quilombolas.
Durante a fala de abertura, a chefe do Executivo enfatizou a relevância do recorte nos debates para a questão étnico-racial e peculiaridades de cada comunidade e lembrou que esse é um tema priorizado pelo governo, considerando tudo o que a ciência relata sobre a importância dessa fase da vida para o cidadão e para construção de uma sociedade melhor. A prefeita reiterou as ações do Município.
"Temos focado em políticas públicas voltadas à primeira infância, porque acreditamos que uma cidade voltada para as crianças é uma cidade melhor para todo mundo. É no município que vamos conseguir as maiores transformações, porque é aqui que cuidamos das gestantes, das ações de educação infantil, da saúde mental, tudo diretamente relacionado à criança. Colocamos essa missão de tornarmos Pelotas a cidade das crianças e isso é uma caminhada contínua, que precisa ser coletiva, construtiva e de muito compartilhamento de ideias", disse Paula.
A prefeita informou, ainda, que o Plano Municipal da Primeira Infância já está pronto e logo deve ser encaminhado à Câmara.
O evento começou com a apresentação musical dos estudantes da Orquestra Estudantil Municipal. Após as saudações das autoridades, chegou a vez do Grupo Cultural Raízes, que representa 16 comunidades quilombolas de Canguçu e o Centro de Integração das Entidades da Metade Sul.
O objetivo dos encontros é oportunizar espaço para que gestores, trabalhadores da rede de proteção, famílias, sociedade civil e demais interessados dos municípios possam colaborar na construção do documento previsto pelo Marco Legal da Primeira Infância.
Também participaram da abertura o vereador Jone Soares (PSDB), o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), Maiquel Fouchy, o secretário executivo do Gabinete de Projetos Especiais, Clóvis Magalhães, o coordenador regional do Tribunal de Contas do Estado, Renato Grassi, a defensora pública Adriane Rodrigues, a juíza da Infância e Juventude de Pelotas, Alessandra Couto de Oliveira, a promotora da vara da Infância e Juventude, Luciara Robe da Silveira, a diretora do Departamento de Igualdade Étnico-racial da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Sanny Figueiredo, e coordenador do Comitê Gestor Quilombola de Pelotas, Antônio Leonel Rodrigues Soares.