O evento cultural e artístico busca a valorização da juventude periférica de Pelotas
Por Andrine Teixeira Garcia 07-10-2025 | 09:48:24
No sabado (11), das 14h às 22h, ocorrerá o Festival Mancha em Fluxo, com o objetivo de fortalecer a valorização cultural da juventude pelotense, criando um espaço de valorização das expressões artísticas periféricas, incentivando a produção e o fortalecimento da identidade juvenil. O evento será realizado em espaço aberto, na rua Cel. Alberto Rosa, 62, entre as ruas Conde de Porto Alegre e Benjamin Constant, em frente ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Diversos expositores estarão presentes na feira gráfica, somando mais de 25 artistas. A programação, a partir das 14h, conta com apresentações teatrais, incluindo o Coletivo Khaos e a peça Grão de Areia, oficinas de capoeira, pintura ao vivo com o Live painting e flash tattoos durante a tarde. Após as 18h, o encontro será musical, com a DJ Helena, DJ Macunaíma e a banda The Furtados.
Esta ação é promovida pelo coletivo Mancha, com viés de promover artes independentes e ampliação da visibilidade de artistas locais, contando com o apoio da Prefeitura. Bruno da Silva, o Boruno, e Isabella Veríssimo, a Isa, são os fundadores e coordenadores do movimento, e juntos buscam a criação de espaços nos quais artistas tenham a oportunidade de expressarem-se livremente, provocando mudanças no contexto cultural e social na comunidade.
O Departamento de Juventude da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), tem o papel de apoiar e fomentar atividades socioculturais, artísticas e educacionais das juventudes de Pelotas. A promoção do evento, busca ampliar o acesso a atividades artísticas, culturais e de lazer, assim como a inclusão social, ocupação positiva dos espaços públicos e a integração entre juventude, coletivos e comunidade local.