Campanha Nacional de Vacinação foi antecipada pelo Ministério da Saúde. Crianças, gestantes, puérperas e idosos serão os primeiros grupos a receber as doses do imunizante
Por Micael Carvalho 20-03-2024 | 17:04:47
Em razão do aumento da circulação de vírus de doenças respiratórias no país, o Ministério da Saúde comunicou que irá antecipar a Campanha Nacional Contra a Influenza 2024. Em Pelotas, a partir do recebimento das doses, a aplicação começará na segunda-feira (25). Na primeira semana, do dia 25 ao dia 28, serão imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), populações indígenas e quilombolas e idosos com idade superior a 60 anos.
Com o cronograma de vacinação estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as semanas seguintes devem contemplar os demais grupos. De 1º a 5 de abril, receberão os imunizantes trabalhadores das áreas da Saúde e da Educação, pessoas em situação de rua, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiências permanentes, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medida socioeducativa e indivíduos privados de liberdade.
A terceira semana de aplicação das doses, que contemplará os grupos formados por trabalhadores das forças de segurança, caminhoneiros e trabalhadores portuários, ainda terá a data definida pela SMS, conforme a disponibilidade e nova remessa enviada para o Município.
A aplicação das doses contra a Influenza pode ser realizada de segunda a sexta-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. Além do atendimento tradicional nos postos de saúde, a população também pode buscar pelos imunizantes no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), localizado na avenida Fernando Osório, 1.586, com atendimento estendido das 8 às 20h.