ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação

Pelotas integra programa estadual de inovação tecnológica

A solenidade no Palácio Piratini reuniu representantes de vários municípios gaúchos

23-08-2019 | 16:12:43

Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura participou do lançamento do programa Inova.RS, do Governo do Estado. A solenidade, realizada no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, reuniu representantes de vários municípios gaúchos, recebidos pela recepcionista robô Fab.

Além de dar as boas-vindas aos visitantes, ela respondeu questões sobre o programa, criado para incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação. Pelotas, uma das cidades integrantes dos oito ecossistemas de inovação propostos pelo programa, foi representada pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, e a diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico, Rôsani Ribeiro.  

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini 

Segundo Bazanella, durante o evento ficou claro o objetivo de incentivar no RS a inovação e tecnológia dos vários setores, sejam públicos ou privados. “O Inova.RS deve favorecer o desenvolvimento e fomentar as economias tradicionais, e as que estão por vir”. O secretário explica que haverá uma descentralização, pois o Governo do Estado pretende vir ao encontro das regiões, buscando aproximar o Inova.RS das comunidades.  

Em Pelotas, o maior impacto deve ser sentido pelo Tecnosul - Pelotas Parque Tecnológico, espaço que será fortalecido pelo programa, transformando-se em um hub de ações e projetos voltados ao empreendedorismo, servindo de apoio para os mais de 20 municípios da zona sul. “Agora é o momento de impulsionar a articulação regional e engajar as lideranças públicas e privadas para criação de novas políticas inovadoras”, garante Rôsani Ribeiro.

O programa

A partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental, o Inova.RS é a primeira iniciativa da atual gestão em prol da inovação tecnológica e faz parte da agenda de desenvolvimento proposta pelo governador Eduardo Leite.

O programa prevê oito ecossistemas de inovação localizados nas regiões Metropolitana e Litoral Norte, Sul, Fronteira Oeste e Campanha, Central, Noroeste e Missões, Produção e Norte, Serra e Hortênsias, e Vales, com foco nas atividades empreendedoras inerentes a cada área. A finalidade é tornar o RS um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos alicerçados na tecnologia e no conhecimento.  

Metodologia

A metodologia do Inova, baseada em ações realizadas na Europa e na América do Sul, foi elaborada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), em parceria com representantes de universidades, parques, polos tecnológicos e o setor empresarial de diferentes regiões. A iniciativa prevê a criação de comitês estratégico e técnico para cada ecossistema, inclusive com bolsistas remunerados pelo Estado, que farão o mapeamento regional e diagnosticarão a vocação e a realidade de cada núcleo.

Tags

inovação, desenvolvimento, turismo, inova.rs, governo do estado, sdeti

Carregando 0%
Carregando 0%