ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Pelotas no caminho dos gaúchos

Por Divulgação 10-04-2002 | 00:00:00

   O prefeito Fernando Marroni assinou na última sexta-feira (5), em Montevidéo, no Uruguai, documento de apoio ao projeto de desenvolvimento sustentável chamado de "Camino Del Gaucho".
   O Projeto visa combater a exclusão social e promover a proteção ao patrimônio ambiental e cultural através do desenvolvimento sustentável e do turismo responsável. A idéia é delimitar um caminho turístico que vai de Porto Alegre à Mar del Plata, passando por Montevideo, Pelotas, Sam Carlos e Maldonado, com oferta de hotéis fazenda, artesanato, eco-museus, cultura e tradição gaúcha, etc. A certificação da qualidade e padrões dos serviços oferecidos se daria pela implementação de um selo próprio.
   Segundo o Prefeito Fernando Marroni, a idéia tem total viabilidade pelas características peculiares da região. "Nós gáuchos temos um estilo de vida próprio, mesmo que os valores sejam universais. A nossa cidade tem sua inserção garantida tanto pelo aspecto do traçado da rota quanto pela sua história e tradição. Além da proximidade física, temos a proximidade cultural decorrente de povoação, cultura e história comum". Ainda segundo o prefeito, a Unesco reconhece a área como de proteção da biosfera.
   O encontro contou ainda com a presença de representantes do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai, do intendente municipal de Mar Chiquita, de assessores de turismo de Maldonado e Sam Carlos, e de representantes dos setores empresariais e pesquisadores das Universidades da região. O Secretário Municipal de Planejamento Urbano de Pelotas, Antonio Carlos Porciúncula Soler, acompanhou o prefeito nas reuniões coordenadas pela FLACAM e com o apoio da UNESCO.
   O prefeito Marroni finaliza destacando a importância de iniciativas como essa. "Nós temos a responsabilidade de deixar um legado para as gerações futuras na questão do desenvolvimento economicamente sustentável e ecológicamente correto. O turismo cultural e socialmente responsável, espraia o desenvolvimento desta atividade que normalmente se concentra nas áreas litorâneas".
   Ao final do encontro foi elaborada a "Declaracion de Montevideo del desarrollo sustentable de los gobiernos locales".

Carregando 0%
Carregando 0%