ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Pelotas poderá ter selo de Município Turístico

Por Divulgação 10-12-2001 | 00:00:00

   SMDE enviou relatório do RINTUR que objetiva identificar municípios prioritários para o desenvolvimento do turismo no país
    A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), através do departamento de Turismo, enviou relatório para o processo de identificação de municípios prioritários para o desenvolvimento do turismo, realizado anualmente pela EMBRATUR. O RINTUR (Roteiro de Informações Turísticas) é um instrumento de pesquisa que possibilita a coleta de informações dos municípios, para análise e avaliação. A partir deste estudo os municípios recebem o selo referente a classificação de Município Turístico (MT) ou Municípios com Potencial Turísticos (MPT).
    Pelotas, considerado atualmente como município prioritário para o desenvolvimento turístico, busca a elevação ao selo Município Turístico (MT). Segundo a EMBRATUR, as cidades que integram esta categoria são aqueles possuidores de recursos naturais e culturais expressivos, encontrando no turismo diretrizes para o desenvolvimento sócio-econômico do município.
    O departamento de Turismo da SMDE desenvolveu vários projetos durante o ano de 2001 visando o desenvolvimento do turismo sustentável. Para os próximos quatro anos, a SMDE criou um planejamento turístico com o objetivo de alcançar metas pré-determinadas através da geração de projetos operacionais.
    Com a obtenção do selo, são priorizados municípios para fins de alocação estratégica de recursos públicos no financiamento de empreendimentos turísticos. Através destes instrumentos de pesquisa do RINTUR, pode-se nortear as administrações municipais sobre a importância da adoção de instrumentos técnicos adequados e de infra-estruturas institucionais e organizacionais eficientes para viabilizar o desenvolvimento de sistemas locais de turismo de forma ordenada e sustentável.
    Segundo o técnico do Depto. de Turismo da SMDE, Daniel Botelho, para atingir o desenvolvimento sustentável da atividade turística, devemos pensar como um processo permanente de estudo e construção. "Uma atividade a longo prazo capaz de reproduzir-se sem impactar negativamente o meio ambiente, a economia e principalmente o desenvolvimento sociocultural", complementa Botelho.
    Uma publicação anual no Diário Oficial da União, através de Deliberação Normativa, listará os municípios prioritários para o desenvolvimento do turismo no país e as categorias definidas considerando um conjunto de fatores e variáveis abrangentes de características físico-geográficas, histórico-culturais e econômicos.

Carregando 0%
Carregando 0%