ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Vice-prefeita

Porta Helicópteros Atlântico pode ser visitado nesta sexta e sábado

Prefeito em exercício conheceu o maior navio da marinha brasileira, que está atracado em Rio Grande

24-01-2019 | 16:47:30

O Porta Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico, o maior e mais importante navio da esquadra brasileira, estará aberto à visitação do público no Porto de Rio Grande, onde está atracado, durante esta sexta-feira (25) e sábado (26), das 14h às 19h. O prefeito em exercício, Idemar Barz, pôde conhecer a embarcação em primeira mão, já na manhã desta quinta (24), acompanhado de autoridades civis e militares da região.

O navio foi adquirido da Marinha britânica pelo Governo do Brasil por R$ 350 milhões. Construído na Inglaterra entre 1994 e 1998, o porta-helicópteros pesa 21,5 mil toneladas, tem 203 metros de comprimento, capacidade para abrigar até 1.100 pessoas – entre tripulação, destacamento aéreo, tropa embarcada, etc. - e hangar com espaço para 16 aeronaves. 

A última vez que um navio deste porte esteve tão perto de Pelotas, podendo ser visitado, foi em 2002, por isso o prefeito em exercício salientou o convite para que os cidadãos conheçam a imponente estrutura e saibam mais sobre o trabalho realizado pela Marinha. Mais do que a segurança, a aquisição também permite ajudar outros países em necessidade.

Fotos: Gustavo Vara

Missões

O comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, destacou que o Atlântico pode ser usado em operações de guerra, mas, principalmente, como parte de missões humanitárias, devido ao convés com lugar para veículos, as 300 camas extras que possui, bem como o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), sala de cirurgias e a presença de médicos especialistas da Marinha.

“O espaço dá muita importância à saúde, com capacidade de ajuda humanitária, podendo atender urgências e emergências. É o que a marinha tem de mais moderno”, contou o almirante durante visita guiada pelos espaços da embarcação. 

O porta helicópteros e seus 432 tripulantes estão na Zona Sul como parte do 'Aspirantex 2019', período de formação militar-naval de 320 aspirantes da Escola Naval, que ocorre desde 17 de janeiro e vai até 27 de janeiro. Quase dois mil militares estarão na região a bordo de quatro navios, movimentando a economia local e a rede hoteleira. Além do PHM Atlântico, o Almirante Saboia e a Fragata Rademaker já se encontram no Porto de Rio Grande e também podem ser visitados, com entrada gratuita pelo portão 4 do Porto Novo.

Confira mais fotos no Flickr da Prefeitura.

Tags

segurança, marinha, prefeito em exercício

Carregando 0%
Carregando 0%