Equipamento conta com uma configuração de alto desempenho e irá aprimorar o atendimento dos usuários do SUS
Por Carol Quincozes 17-04-2025 | 15:40:34
O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, participou, na manhã desta quinta-feira (17), da inauguração do novo tomógrafo do Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A cerimônia de entrega foi realizada na Unidade de Diagnóstico por Imagem do prédio. O tomógrafo foi adquirido através da compra centralizada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), no valor de R$3,6 milhões, proveniente de recursos do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O novo equipamento deve entrar em operação ainda neste mês.
O chefe do Executivo parabenizou os presentes e ressaltou a relevância da nova aquisição, que deve contribuir para um sistema de saúde público, gratuito e de qualidade. “É uma conquista muito importante para nossa cidade. Essa ação do governo federal, a partir da Ebserh e a Universidade Federal, é muito importante para que nós possamos vencer os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse equipamento, já estamos muito mais perto. Logo, também estaremos com um novo hospital, que irá melhorar o atendimento em Pelotas”, comemorou o gestor municipal.
Com uma configuração de tomografia de alto desempenho, o tomógrafo irá qualificar o atendimento dos usuários do SUS, viabilizando uma melhora na qualidade dos exames e promovendo a agilidade dos resultados. As principais vantagens do novo equipamento é a possibilidade do operador equilibrar a qualidade da imagem com uma baixa dose de radiação aplicada ao paciente, além de aprimorar a visualização dos tecidos e estruturas internas do corpo humano.
A instalação do novo tomógrafo demandou obras para adequação da infraestrutura física do HE-UFPel, queforam realizadas ao longo do último ano.