ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete do prefeito

Prefeito recebe comissão que organiza vinda da governadora

Por Divulgação 09-11-2009 | 00:00:00


O prefeito Adolfo Antonio Fetter recebeu, na tarde de hoje (9), no gabinete, uma comissão representativa do Governo do Estado encarregada de organizar a vinda da governadora Yeda Crusius a Pelotas na próxima sexta-feira (13) para um evento do Programa de Prevenção à Violência (PPV), vinculado ao Executivo estadual, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “O evento deve ocorrer no Navegantes para que a governadora possa conhecer o complexo que está sendo instalado ali, com UBS a ser inaugurada, colégio estadual que desenvolve o projeto Escola Aberta, creche e o primeiro ginásio do PPV”, salientou Fetter.

A governadora chegará em helicóptero por volta das 9h30min e partirá às 11h, para cumprir agenda em outras cidades da região. Durante pouco mais de uma hora, Yeda assistirá apresentações artísticas – canto, dança, banda musical e encerramento com o coral do PIM -, ouvirá depoimento de um integrante do PPV, entregará kits esportivos para as escolas do bairro e assinará documentos que reiteram compromissos do Governo do Estado com a cidade.

Durante a cerimônia, uma bicicleta será entregue, simbolicamente, ao prefeito Fetter, representando a doação de 88 bicicletas que serão entregues a crianças que integram o Primeira Infância Melhor (PIM), outro programa de iniciativa do governo estadual, que tem apoio local da SMS. A governadora também assinará a habilitação da Casa do Amor Exigente (Caex) e testemunhará o credenciamento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Pelotas – assim, ambos passarão a receber recursos públicos do Estado. O prefeito aproveitará a ocasião para pleitear ajuda do governo estadual para parte do custeio de uma Sala de Estabilização na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Navegantes – o restante dos gastos seria dividido entre governos federal e municipal.

Durante a reunião, a coordenadora executiva temática do PPV, Helena Hermany, recordou com a coordenadora local do programa, Júlia Frio, a época em que o PPV era apenas uma ideia e o quanto elas tiveram que se mexer para articular a comunidade. “Hoje, só em Pelotas, o programa atende cerca de 150 mil pessoas moradoras de seis bairros e 17 vilas e o comitê de parceiros conta com mais de 230 entidades”, contou Júlia Frio. Ela explicou que muitas das entidades se desmembram, por exemplo, a Diocese de Pelotas conta como uma entidade, mas participam mais de 20 paróquias. “Se fôssemos contar cada um, poderíamos dizer que integram o comitê mais de duas mil entidades”, disse a coordenadora do PPV local.

Também participaram da reunião no gabinete do prefeito os secretários de Saúde, Francisco Isaías, e de Desenvolvimento Econômico (SDE), Carlos Mário Santos, a coordenadora local do PIM, Maria Helena Guido, e a consultora da Unesco a cargo da vistoria de cinco cidades da região que integram o PPV (Pelotas, Rio Grande, São Lourenço do Sul, Canguçu e Camaquã), além da equipe encarregada de organizar os eventos da governadora: integrantes do setor de eventos, da Casa Militar e da equipe de cerimonial.

Carregando 0%
Carregando 0%