Equipes da Ssui atuam simultaneamente no Balneário dos Prazeres, rua 22 de Maio, Navegantes e Vila Governaço
Por Roberto Ribeiro 19-05-2025 | 16:57:58
A Prefeitura atua em quatro frentes de trabalho nesta semana para execução de serviços de microdrenagem. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Mateus Consen, equipes da pasta concentram esforços no Balneário dos Prazeres (Barro Duro), Navegantes, Vila Governaço e na rua 22 de Maio, na zona norte da cidade.
“É um trabalho de zeladoria muito importante e também urgente, estamos com pelo menos 30 pessoas, veículos e maquinário para facilitar o escoamento e evitar transtornos à população, que tem sofrido com problemas de drenagem”, disse o secretário Mateus Consen.
O serviço em três das quatro localidades citadas não é de hoje. A Prefeitura já trabalha em atividades de zeladoria, principalmente de desobstrução em valetas, na Governaço, na rua Torres (Balneário dos Prazeres) e na rua Direitos Humanos (Navegantes). Nas duas últimas, pelo menos desde a semana passada. Na Torres, o transporte coletivo precisou desviar o itinerário em função das condições de saneamento, que sofre com rede de esgoto pluvial e cloacal precária. Além da restrição à mobilidade, os moradores sofrem com o mau cheiro em função do entupimento da rede cloacal, que também transborda para dentro dos pátios das residências. As valetas da localidade acumulam água verde, com alta concentração de matéria orgânica. A Prefeitura tem feito a desobstrução desde a semana passada e colocando nova tubulação.
Na rua 22 de Maio a situação não é menos problemática. A condição precária de infraestrutura na via também, assim como na rua Torres, impede a passagem do transporte coletivo. “A situação é complexa, tem que fazer limpeza, desobstrução, trocar canos, a demanda ali (22 de Maio) não é pequena”, afirma Consen.
Na Direitos Humanos, a Ssui conta com apoio do Sanep, que cedeu o caminhão hidrojato para desobstruir as valetas. As britas colocadas ano passado para fins de pavimento tornam o serviço ainda mais desgastante, já que, consideradas inapropriadas, obstruem ainda mais as valetas com o movimento de veículos.
Na Vila Governaço, a Secretaria vai intensificar os serviços de limpeza de valetas. Além de servidores da própria Ssui, está sendo utilizado pessoal da MOP (Mão de Obra Prisional).