Intervenção inclui também troca de tubulação e instalação de travessias
Por Roberto Ribeiro 02-08-2025 | 13:30:04
A Prefeitura, por meio do Departamento de Drenagem Urbana da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), segue atuando em serviços de drenagem e desobstrução de rede no Getúlio Vargas, bairro Três Vendas, zona norte de Pelotas. Nesta semana as equipes precisaram abrir 96 metros de rede de esgoto pluvial e cloacal na rua 20. A via não apresentava nenhuma estrutura de drenagem.
“As águas ficam simplesmente paradas, não corriam, com chuva ou sem chuva transbordavam e entravam na casa dos moradores”, disse o secretário Mateus Consen.
A intervenção de drenagem e desobstrução no BGV teve início já no primeiro semestre, quando grupo de mulheres, moradoras da rua 19 do loteamento, foi recebida no gabinete pelo prefeito Fernando Marroni para relatar a situação. Elas chegaram a comprar tubos e propuseram que a Prefeitura instalasse o material. Não foi possível porque eram inadequadas para resistir ao tráfego de veículos. A administração então, em uma manobra que envolveu a Ssui e a Secretaria de Urbanismo (Seurb) utilizou os canos adquiridos pelas famílias nas ligações residenciais e forneceu tubulação adequada. Com eles já foram instalados 14 metros de travessias, nas ruas 8 com 19 e na rua 20 com 9. Ainda falta colocar a estrutura em outros dois pontos e, em um terceiro, refazer a rede de uma rua, completamente obstruída. Ao todo, o serviço de drenagem como um todo nesta região do BGV vai abarcar 17 quadras.