ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Prefeitura apreende 278,5 quilos de carne em Pelotas

Em operação integrada com Brigada Militar, Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) autua três estabelecimentos comerciais

Por Roberto Ribeiro 10-04-2025 | 15:55:26

A Prefeitura, via Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apreendeu em operação de rotina, na manhã desta quinta-feira (10), 278,5 quilos de carne em três açougues. Dos quatro estabelecimentos visitados na operação de fiscalização, três deles ficam no bairro Três Vendas, zona norte de Pelotas, e um na área central. A ação contou com a participação de uma guarnição da Brigada Militar, disponibilizada pelo 4º BPM. Dois, dos três autuados (dois na zona norte e um no centro), são reincidentes. A carne apreendida foi inutilizada.

Cortes de carne apreendidos durante operação de fiscalização da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde foram inutilizados. Mercadoria sem procedência foi uma das irregularidades constatadas pelos fiscais da Visa (Fotos: Divulgação/SMS)

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Sidnei Louro, a equipe de fiscalização se deparou com carne de fígado e de suíno sem procedência, carne originalmente resfriada em processo de congelamento, produtos manipulados sem rótulo e registro de inspeção, além de cortes de frango temperado e cortes mistos com data de validade vencida. 

Os estabelecimentos não sofreram interdição. O procedimento só se aplica, explica Louro, se estivessem funcionando sem condições sanitárias e higiênicas mínimas. “Quando acontece como hoje [quinta, 10], com o local comercializando algo contrário à legislação, a Vigilância autua, apreende e inutiliza a mercadoria que estava irregular”, esclarece. Casos de reincidência também não autorizam a Visa a determinar interdição. De acordo com Louro, o caso serve apenas como parâmetro para avaliar o valor da multa que é arbitrada no final do processo administrativo sanitário.

Participaram da ação a coordenadora de fiscalização sanitária da Vigilância, Vânia Barbosa, e os agentes fiscais David Machado, Cláudio Magalhães e Sérgio Casanova.

Tags

Segurança sanitária, Fiscalização, Saúde pública, SUS

Carregando 0%
Carregando 0%