Pelo menos 60 famílias de cada região devem receber os alimentos
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 18-03-2024 | 20:43:14
A Secretaria de Assistência Social (SAS) começou a fazer, nesta segunda-feira (18) a entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para famílias em situação de vulnerabilidade. Estão recebendo os alimentos famílias vinculadas aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Centro e São Gonçalo.
Foi criado um cronograma de entregas quinzenais até setembro, envolvendo os seis Cras de Pelotas. A próxima entrega será dia 1° de abril, nos Cras Três Vendas e Fragata; e dia 15 de abril na Colônia Z3 e Areal. Assim segue a cada 15 dias, sempre às segundas-feiras.
Os alimentos deste contrato com o programa federal, que prevê R$ 455,3 mil, beneficiarão mais de 1,3 mil pessoas em situação de vulnerabilidade até o fim do ano, e começaram a ser entregues em dezembro, inicialmente para os serviços da Assistência Social que servem refeições: Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), abrigos de crianças e adolescentes, de idosos, residência inclusiva, Casa Luciéty e Casa de Passagem. Agora começam as entregas para as famílias.
O secretário da SAS, Tiago Bündchen, diz que a principal diferença entre as entregas anteriores está na forma. Agora, em vez de receber uma sacola pronta, os beneficiários encontram as frutas, legumes e verduras disponíveis e escolhem cada uma de acordo com suas preferências, como em uma feira ou supermercado. Cada alimento tem uma quantidade pré-definida, de acordo com a disponibilidade, para que todos sejam atendidos, por exemplo: até uma abóbora, nove batatas doces, 27 bergamotas e 20 maçãs.
Romana Valente foi até o Cras Centro buscar os hortifruti, acompanhada do pai e das duas filhas. A filha mais velha, com seis anos, ajudou na escolha de cada produto. Segurando uma sacola que aparentava estar pesada, o avô quis ajudá-la, com a negativa ela disse entusiasmada “deixa pesar” e logo pediu que ele pegasse o repolho “eu adoro repolho”, depois passou a escolher as frutas. A mãe diz que os alimentos vão ajudar muito em casa, pois não tinham nenhuma fruta em casa.
Os alimentos são fornecidos por 42 agricultoras da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul), de acordo com a safra.